Amanda: força de vontade e determinação

23 de novembro de 2023

Escrito por: Lígia Scalise

O jornal O Amarelinho e a organização social Cruzando Histórias firmaram uma parceria, por meio da qual abrem espaço para mulheres contarem, por elas mesmas, as suas trajetórias relacionadas ao mundo do trabalho.

A história abaixo é de Amanda Cerqueira Lima Alma, jornalista, 28 anos, São Paulo, SP.

“Eu me formei jornalista como realização de um sonho de menina. Com oito anos, já brincava de apresentar o meu próprio telejornal para os meus avós, a quem eu chamo de pai e de mãe porque são quem me criou. Eles achavam que o meu desejo profissional não passava de diversão, mas, quando eu boto uma coisa na cabeça, corro atrás! Assim aconteceu: cresci sonhando em ser jornalista, saí da escola e ingressei diretamente na faculdade, com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Em paralelo, trabalho desde os meus 15 anos, ajudando meu avô-pai na pequena empresa dele, onde aprendi tudo que sei sobre comunicação e atendimento aos clientes, no pré e pós-venda. No entanto, eu queria entrar para a área de Jornalismo e consegui um estágio, no último semestre, como assessora de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi bacana atuar, ainda que por pouco tempo, na profissão que tanto estudei.

Determinação para começar

Com o diploma de jornalista, senti-me feliz, mas também frustrada. Tentei, mas não consegui entrar para a área, o que me causou uma sensação de impotência, que ganhou ainda mais força com o tempo, ao se somar a um trauma que sofri enquanto adolescente. Numa passagem rápida por um emprego, fui maltratada por uma chefe. Na época, não tive maturidade para lidar com o problema e aceitei que o meu destino seria ajudar na empresa familiar, além de ser dona de casa. Meu marido era o provedor, enquanto eu perdia a fé em mim como uma profissional qualificada.

Até que, em novembro de 2022, presenciei o adoecimento do meu marido. Ele começou a ter crises de pressão alta por conta do estresse no trabalho. A situação ficou difícil diante das contas cada vez mais apertadas. Entendi que tinha que ajudá-lo e foi aí que enfrentei meus medos e comecei a entregar currículos!

A volta por cima

Felizmente, consegui uma vaga temporária de nove meses como assistente comercial backoffice, em uma empresa multinacional. A princípio, sentia-me uma farsa como executiva, mas persisti. Coloquei meus conhecimentos, inteligência e determinação em jogo e aprendi tudo que a vaga exigia. Superei todas as expectativas da empresa, mas principalmente as minhas. Também descobri que sou uma profissional ótima!

Amanda Cerqueira

É neste momento que me encontro. Há três meses, esse trabalho temporário acabou e agora luto por uma vaga na minha área de formação, como jornalista, mas também estou aberta para oportunidades em comunicação e marketing digital.

O resultado da determinação

Apesar de confiante, é difícil encarar a exigência de experiência. Por isso, gostaria que os recrutadores soubessem que o que me falta em experiência como jornalista, sobra-me em força de vontade e determinação. Sou uma mulher responsável, dedicada e aprendo com facilidade. Não à toa aprendi dois idiomas, inglês e espanhol, e caminho para o terceiro, italiano, de forma autodidata. Sou apaixonada por me comunicar e escrever e, deixando a modéstia um pouquinho de lado, sei fazer isso muito bem!

Agora que retomei a confiança, encontro no trabalho uma fonte de autoestima, segurança e autonomia. Busco um emprego, tenho muito a oferecer e me sinto mais pronta do que nunca!”

Quer conhecer o Cruzando Histórias?

O Cruzando Histórias atende mulheres pessoalmente de segunda e quarta-feira, das 10h às 16h, na Rua Barão de Itapetininga, 255, sala 605, 6.º andar, República. Mais informações pelo WhatsApp: (11) 91013-3337 ou no site ch.org.br .

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar