Mulheres na tecnologia: os preconceitos diários na área

20 de junho de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Se no passado as mulheres não podiam fazer parte de cursos considerados predominantemente masculinos, agora elas estão na tecnologia e em outras áreas.

De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina no mercado tecnológico cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil profissionais para 44,5 mil em 2020.

Apesar dos avanços significativos, as mulheres na tecnologia lutam diariamente para serem reconhecidas e tratadas com respeito. Segundo relatório divulgado pelo Web Summit, 70% das entrevistadas sentem que precisam trabalhar mais para provar suas competências, em decorrência do gênero.

Obstáculos enfrentados pelas mulheres na tecnologia

O machismo é o maior obstáculo enfrentado pelas mulheres na tecnologia. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elas ocupam apenas 20% dos cargos de TI no Brasil. Em razão dessas dificuldades, 50% das mulheres que desempenham funções na área a abandona antes dos 35 anos, segundo levantamento realizado pela Accenture.

As diferenças salariais vêm logo em seguida. Uma profissional brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem. O dado vale para as mulheres que são mais escolarizadas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Yoctoo, 63% das mulheres relataram que é na empresa que mais acontece o preconceito. Por fim, 51% apresentaram dificuldade de serem respeitadas por pares, superiores e subordinados do gênero masculino.

Como incluir mais mulheres na tecnologia

Educação desde cedo

As escolas devem incentivar os alunos a realizar os seus sonhos. Nesse sentido, professores podem apresentar projetos tecnológicos, assim como as mulheres que foram importantes na tecnologia. Representatividade é importante para que meninas sigam no ramo.

Programas de qualificação

Empresas precisam oferecer programas de treinamentos e qualificação para mulheres que desejam ingressar na área. Portanto, cursos, orientações e apoio são fundamentais.

Igualdade dentro das empresas

É importante que as instituições desenvolvam comitês de igualdade, diminuindo as diferenças entre gêneros e combatendo o machismo. Esse passo é essencial para que as mulheres na tecnologia se sintam à vontade no setor e inspirem outras colegas.

Encontre o seu emprego no Amarelinho

O Amarelinho torce por um mundo mais justo e espera que as mulheres na tecnologia continuem crescendo, mas sem obstáculo causado pelo machismo. Nesse sentido, cadastre o seu currículo e encontre uma nova oportunidade.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar