Mães sofrem dificuldades no mercado de trabalho

11 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

Desde que o mundo é mundo, mulheres têm maior dificuldade dentro do mercado de trabalho. A prova disso é que recentes pesquisas realizadas mostram que apesar de o número de mulheres formadas serem maior do que o número de homens formados, no mercado de trabalho o número maior de formados atuantes são homens.

Embora seja considerado crime a discriminação por gênero no país, muitas vezes esse preconceito aparece de forma mascarada nas empresas, mas muito transparente para quem é vítima disso.

Em muitos anúncios de vagas, empresários questionam o querer ter filhos em caso de necessidade de contratação do sexo feminino.

Mães sofrem o dobro para conseguir entrar no mercado de trabalho: em pesquisa recente, foi comprovado que mulheres com filhos demoram cerca de três anos para conseguir recolocação no mercado de trabalho, enquanto essa ocorrência acontece somente em 2% no caso do sexo masculino.


A mesma pesquisa mostrou que após a chegada dos filhos, as mulheres deixam o mercado de trabalho cinco vezes mais do que os homens. Em sua grande maioria, não por opção própria, mas por decisão do empregador em demitir a funcionária.

Isso se dá porque empresas acreditam que a mãe não terá tempo para assuntos corporativos por conta dos filhos, o que não passa de um conceito arcaico criado a partir da imagem que a sociedade tem da mulher: dona de casa cuja obrigação seria dedicar todo seu tempo aos filhos e a casa. Ainda existem casos de mulheres que são demitidas logo após retornarem da licença maternidade por conta do mesmo ideal do que a mulher deve ser dentro da sociedade.

Na falta de apoio e períodos de dificuldades, muitas mulheres, após se tornarem mães, optam por entrar no empreendedorismo abrindo seu próprio negócio: conseguem, dessa forma, conciliar trabalho e família de maneira organizada a fim de manter uma renda mensal fixa para que não lhes faltem sustento.

Ainda que exista grande dificuldade, a boa notícia é que existem empresas que incentivam mães, possibilitando que o trabalho seja feito por home office ou oferecendo horários mais flexíveis, especialmente nos primeiros anos da criança. Algumas empresas também investem em treinamentos para que a mulher melhore a administração do próprio tempo. Além disso, algumas corporações ainda procuram aproveitar as novas habilidades adquiridas pela mulher após a maternidade.

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar