A vida financeira pode ficar complicada em certas situações. A inflação segue alta nos últimos anos e temos de lidar com muitas contas e gastos todos os meses. Este cenário justifica um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicando que o percentual de endividados no Brasil alcançou seus maiores patamares nos últimos 12 anos.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), em abril de 2022, o percentual de endividados (com dívidas em atraso ou não) atingiu a marca de 77,7%. Além disso, o número de inadimplentes (com dívidas e contas em atraso) chegou a 28,6%, a segunda maior marca desde que a pesquisa foi iniciada, em 2010.
Diante desse quadro negativo, as dívidas podem se tornar uma bola de neve e trazer dificuldades para muitas áreas da vida do trabalhador, de modo que a inadimplência pode fechar diversas portas e oportunidades no futuro. Por isso, cuidar da vida financeira é uma das melhores formas de contornar esse tipo de situação. Para isso, existem algumas chaves e passos a serem seguidos. Fique ligado!
Dicas para controlar sua vida financeira
Faça controle de gastos
Uma das melhores formas de não cair em problemas financeiros é saber para onde está indo o seu dinheiro. Nesse sentido, o controle dos gastos semanais e mensais é muito importante. Desse modo, você conseguirá entender quais atividades e situações mexem mais com o seu bolso.
Entenda suas prioridades
Ao seguir o primeiro passo, fica mais simples seguir adiante. A partir do momento que controlamos boa parte da saída e entrada do nosso querido dinheiro, podemos decidir quais são as prioridades financeiras. Dessa maneira, você estará apto para escolher o que é possível de se abrir mão e aquilo que é indispensável para a sua rotina.
Aproveite as oportunidades
A todo momento surgem oportunidades para economizar. Nesse sentido, seja em descontos diretos no valor do produto ou diante de gratuidades, isenções e projetos oferecidos pelo governo. Todos os pequenos movimentos em busca da bem-vinda economia podem ser úteis na hora de pensarmos em melhorar a nossa vida pessoal e profissional.
Um respiro para a vida financeira daqueles que têm dinheiro parado
Nesse sentido, para aqueles trabalhadores que buscam sair de uma situação financeira desconfortável e têm recursos parados no FGTS, por exemplo, pode usar a quantia do fundo para pagar até 12 parcelas atrasadas de financiamento de imóveis.
Contudo, mais recentemente, a Caixa anunciou a possibilidade de fazer o saque extraordinário com esses mesmos recursos, uma ótima oportunidade para começar a pôr a casa em ordem.