De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022, 47% dos trabalhadores foram demitidos sem justa causa no Brasil.
Este tipo de desligamento acontece frequentemente nas empresas e pode estar ligado a fatores que afetam o desenvolvimento das organizações, isto é, faltas sem atestados médicos, atrasos, corte de gastos e renovação do time de colaboradores.
No entanto, a prática impacta negativamente o profissional, principalmente quando ele não sabe a(s) causa(s) da dispensa. Mesmo que a empresa não precise apresentar um motivo formal para a demissão sem justa causa (apesar de ser recomendado que o faça), porém é obrigada a notificar o colaborador com antecedência de 30 dias.
O impacto da demissão sem justa causa
Por não saber os motivos da demissão sem justa causa, o trabalhador, no primeiro momento, questiona se suas habilidades foram aplicadas de maneira satisfatória para o desempenho de seu trabalho. Nesta situação, a autoestima e a credibilidade podem ficar abaladas, uma vez que o desligamento veio sem o necessário feedback.
Em decorrência da incerteza de encontrar um novo emprego em pouco tempo, o antigo colaborador pode se perguntar se conseguirá uma nova oportunidade brevemente, o que pode resultar em crises de ansiedade, ocasionadas principalmente pelo corte brusco de sua renda mensal.
Saiba como funciona a demissão sem justa causa
Após a comunicação da dispensa por justa causa, a empresa define como será realizado o aviso prévio. Ou seja, o trabalhador pode continuar atuando na empresa por um mês ou ser indenizado pelo período.
A organização, neste cenário, deve arcar com multa de 40% do FGTS, 13º salário, férias proporcionais à quantidade de meses trabalhados e, por fim, possíveis multas de acordo com a classe sindical e suas respectivas negociações coletivas.
Dicas para levantar o ânimo
Para quem passa por essa situação desagradável ou inesperada, o primeiro passo é levantar a cabeça. Em seguida, atualizar o currículo, estudar e ficar antenado com as últimas tendências do mercado de trabalho. Em seguida, converse com amigos e revisite antigos contatos de trabalho. Nessa hora, networking é fundamental!
Por fim, faça uma conta no Amarelinho, o maior site de vagas de emprego. Cadastre o seu currículo e encontre uma nova oportunidade sem sair de casa. Boa sorte!