O mercado de trabalho é construído por profissionais de diferentes gerações, isto é, os baby boomers e os que nasceram nas gerações X, Y e Z. Por conta da expertise de cada um, as áreas vão crescendo, se desenvolvendo e se adaptando de acordo com as particularidades de cada uma delas.
Entretanto, por nascerem em épocas diferentes, é possível que os profissionais tenham algumas opiniões divergentes no decorrer das tarefas. Desse modo, o grande desafio é gerenciar as diferentes gerações no mercado de trabalho e fazer com que as habilidades de cada um sobressaiam em nome de um bem maior, que é o trabalho coletivo.
O perfil das diferentes gerações no mercado de trabalho
Baby boomers
Composta por pessoas que nasceram entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) até o início dos anos 60. As principais características desses profissionais são a estabilidade, fidelidade e experiência longa.
Geração X
Nascidos entre o início dos anos 1960 até o final dos anos 1970. Por terem vivido a revolução cultural, a geração X tem o objetivo de equilibrar a vida pessoal e profissional. Nesse sentido, valorizam os feedbacks e os desafios diários.
Geração Y
Participam do grupo pessoas nascidas em 1980 até o início dos anos 90. Conhecidos também como “millennials”, os profissionais da geração Y tem uma convivência muito forte com a tecnologia e, por isso, realizam diversas tarefas, sempre com computadores ao lado. A ambição é uma característica forte nesses indivíduos, pois adoram desafios e procuram inovar a carreira sempre.
Geração Z
Começa no início dos anos 90 e vai até o momento atual, isto é, os anos 2020. Por estarem sempre conectados, não conseguem se separar da tecnologia. Portanto, o profissional da geração Z não gosta de burocracia e prefere trabalhar em ambientes flexíveis e que deem liberdade necessária para a realização de tarefas.
Eles são ágeis, confiantes e possuem boa comunicação. Desse modo, conseguem auxiliar profissionais de diferentes gerações no mercado de trabalho.
Como lidar com as diferentes gerações no mercado de trabalho
- A empresa precisa valorizar cada profissional e suas habilidades;
- Oferecer treinamentos comportamentais para melhorar o relacionamento dos colaboradores;
- Desenvolver um plano de carreira com incentivos personalizados, de acordo com o perfil de cada um;
- Converse e ouça as dúvidas e necessidades dos colaboradores.
A importância da diversidade geracional dentro de empresas
De acordo com a pesquisa realizada pela Forbes, 85% das empresas acreditam que a diversidade resulta em uma maior inovação de ideias. O estudo também aponta que equipes com diferentes gerações no mercado de trabalho geram resultados 60% melhores.
O Amarelinho possui vagas para todas as gerações
Há mais de 40 anos no mercado, o Amarelinho acompanha as transformações no mercado de trabalho para continuar conectando empresas e profissionais de todas as áreas. Portanto, cadastre o seu currículo em nosso site e encontre uma vaga de acordo com o seu perfil.