Utilizando apenas dois itens, papel e caneta, é possível fazer um mapa mental, método que auxilia na organização de demandas, no desenvolvimento de ideias e apresentações, além de melhorar a memorização.
A partir de um tema principal, o mapa mental traz os desdobramentos do conceito inicial. Desse modo, a estrutura proporciona novas ideias e/ou até a conclusão de um projeto.
O psicólogo britânico Tony Buzan foi o responsável por introduzir o termo mapa mental ao público, na década de 1970. No entanto, segundo dados históricos, o primeiro mapeamento visual surgiu no século III por Porfírio de Tiro, na Grécia. No decorrer dos anos, a técnica passou por algumas modificações que aprimoraram o documento.
Como fazer um mapa mental
Em uma folha branca, anote o objetivo principal do mapa mental no meio da folha. Em seguida, adicione palavras-chaves que serão os subtópicos para o desenvolvimento do tema.
Após identificar os principais assuntos, está na hora de explorar os temas, ou seja, trazer detalhes específicos, verificar as suas extensões, assim como o desenvolvimento e suas soluções.
Benefícios do método
Segundo Tony Buzan, a técnica mostra exatamente o que ocorre dentro da mente de um ser humano, isto é, a partir de palavras-chaves, o cérebro memoriza e cria outros complementos para o assunto.
Novas ideias
O mapa mental ajuda a concentrar os pensamentos, dando origem a novas ideias e, consequentemente, leva ao debate delas. Sozinho ou em grupo, o profissional se sente livre para usar a criatividade, indo além, mas sem sair do assunto.
Tomada de decisão
A técnica auxilia na organização dos pensamentos. Assim, fica mais fácil analisar um problema com a clareza que as palavras-chaves trazem ao profissional.
Estudo e revisão
O estudo do cientista Glennis Edge Cunningham, mostrou que 80% dos alunos do ensino médio se saíram bem nas provas após usar a técnica. Portanto, o mapa mental resulta em uma melhor aprendizagem.
Apresentações
O mapa mental é uma boa escolha para apresentações curtas e objetivas, já que apresenta os resultados de forma ágil e completa.
Desenvolva-se com a ajuda do Amarelinho
Gostou das nossas dicas? Temos mais! Além de ser um site completo de vagas de emprego, o Amarelinho também compartilha dicas para o profissional aprimorar suas habilidades, crescendo pessoal e profissionalmente. Acompanhe nossas redes sociais e não perca as novidades.