A Caixa Econômica Federal anunciou a abertura de 10 mil vagas para novas agências, com oportunidades para concursados, estagiários, aprendizes, vigilantes, recepcionistas e pessoas com deficiência.
Como vai funcionar o Projeto
Das 10 mil, 800 serão destinadas para vigilantes e recepcionistas. Essas contratações serão realizadas por meio de empresas terceirizadas e especializadas desses setores, que têm contrato de prestação de serviços com a Caixa. Desse modo, os candidatos interessados devem procurá-las, sendo o trâmite para contratação de responsabilidade da empresa contratada.
Outras 5,2 mil posições estão distribuídas para aprendizes e estagiários. As vagas direcionadas à aprendizagem serão preenchidas por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos, selecionadas por chamada pública. Para estagiários, mais especificamente, elas são intermediadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nesse sentido, o banco tem ainda a intenção de realizar um concurso público para a seleção de 1.000 pessoas com deficiência, sem definição de quais cargos serão disponibilizados para este público. Porém, este deve ser o primeiro edital a ser lançado, provavelmente no mês de setembro deste ano.
Além disso, oportunidades estão distribuídas para concursados, que dependem de autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.. Para esses postos, no entanto, serão chamados candidatos já aprovados em processos seletivos anteriores.
Expansão das vagas para novas agências
O anúncio da criação das 10 mil vagas foi feito pelo próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o objetivo é garantir um atendimento de qualidade para os clientes da instituição.
As novas contratações anunciadas ocorrerão de forma dinâmica, em todo o território nacional, variando de acordo com a demanda das unidades, e estão inseridas no plano de expansão do banco.
Em suma, devem ser inauguradas agências na região Nordeste (70 unidades), Norte (50), Sudeste (30), Centro-Oeste (14) e Sul (4). Essa tomada de decisão permitirá que todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes tenham uma unidade da Caixa.
Autor: Claudinei Nascimento