O profissional multitarefa vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Em um cenário de empregos exigente e repleto de necessidades que devem ser atendidas, eles representam um amplo valor agregado para as empresas. Além disso, é uma habilidade muito útil para quem está iniciando e gerenciando o próprio negócio
Uma pessoa é considerada multitarefa quando tem a capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo.
Muito dessa nova “exigência” no mercado tem a ver com as crescentes inovações tecnológicas. De fato, elas mudaram a forma de trabalhar em quase todas as profissões. Na verdade, raro é a pessoa que não sente que no seu dia a dia realiza inúmeras tarefas ao mesmo tempo para satisfazer as exigências de rapidez e eficiência típicas da modernidade.
Como ser multitarefa no trabalho?
Ser multitarefa pode te deixar mais produtivo, mas também pode fazer com que seu trabalho perca qualidade. Sendo assim, não basta ser multitarefa, é preciso ter uma grande capacidade organizacional para obter bons resultados. Do contrário, é possível que as desvantagens sejam maiores do que as vantagens. Por exemplo, podem ocorrer situações de estresse, ansiedade, insônia, tensão muscular, gastrite entre outros.
Mas como então ser multitarefa?
Agrupe tarefas semelhantes
Antes de ser uma pessoa multitarefa, é preciso ser uma pessoa organizada. Pular de tarefa em tarefa pode ser um desastre. Principalmente quando se tratam de assuntos e áreas distintas. Portanto, tente agrupar todas as atividades semelhantes para evitar ficar perdido ao longo do dia.
Defina suas prioridades
Faça uma lista de suas tarefas logo pela manhã e cumpra-a ao longo do dia. Tente começar com as tarefas mais complicadas e que exigem mais atenção. Igualmente, procure limitar suas tarefas a duas ou três tarefas simultâneas, sempre com base no grau de complexidade de cada uma.
Evite distrações
Evite começar algo e depois passar para outra antes de terminar e acabar procrastinando. Mantenha o foco até que a tarefa seja concluída. Evite interrupções, por exemplo, mexer o tempo todo no celular, usar redes sociais, parar toda hora para ver o que está passando na tv ou até mesmo ficar horas observando seu bichinho de estimação passeando. Quanto mais rápido você terminar o que precisa fazer, mais tempo terá para se dedicar a essas distrações.
Lembre-se de não se cobrar tanto. O fato de ser multitarefa não significa que você deve chamar para si absolutamente todas as tarefas. Busque delegar tarefas para terceiros. Respeite os seus limites!