O recrutador sumiu? Saiba o que fazer nesses casos

22 de julho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Você mandou seu currículo, conseguiu uma entrevista e ficou com a impressão de ter se saído bem. Porém, alguns dias, ou semanas, se passaram e você ainda não teve uma resposta do recrutador. Infelizmente, isso é bastante comum e pode ocorrer por diversos motivos. De fato, a procura por emprego é uma fase complexa que exige proatividade dos candidatos. O que você deve fazer, então? Mandar um e-mail, telefonar, deixar pra lá? 

 

Como agir quando o recrutador não dá resposta?

 

Saiba quais são os prazos

 

Geralmente, durante a entrevista, os recrutadores informam para cada candidato quando o processo seletivo será finalizado. Aguarde pelo menos um dia após o fim do prazo para entrar em contato com a empresa. Isso porque, obviamente, avaliar todas as candidaturas leva tempo. Portanto, seja paciente. Dê tempo à empresa para tomar uma decisão e não as incomode com muita frequência. Do contrário, você pode até influenciar sua decisão da maneira errada. Use o bom senso. 

 

Mantenha uma planilha 

Organização também é um diferencial na hora de procurar um emprego. Renata Fillippi, recrutadora da STATO, dá a dica: “Sugerimos aos profissionais que estão mandando currículo e participando de processos seletivos que mantenham uma planilha atualizada com o nome da empresa, da pessoa com quem conversou, telefone, e-mail e data do último contato”, conta. Mantenha também detalhes das ofertas de emprego com cuidado. É importante lembrar a descrição da função antes de ir a uma entrevista. Além disso, este resumo permite que você saiba com precisão quais empresas ainda não deram resposta. Porém, atenção: “Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, alerta Renata. 

 

Envie um e-mail de agradecimento

Depois de realizar a entrevista de emprego, você pode entrar em contato com o recrutador para agradecer a oportunidade. Elogie os pontos positivos do processo e informe que está a disposição para mais informações. Dessa forma, você demonstra interesse e organização, o que sempre conta pontos com o recrutador. 

 

Recebeu uma resposta negativa? Bola pra frente

 

Pergunte ao recrutador se ele pode informar quais foram os seus acertos e erros. A saber, essa etapa é chamada de “feedback”. Por meio das informações, você pode fazer a sua autoanálise e ver com mais clareza o que pode (e deve) melhorar. E lembre-se que as empresas usam argumentos objetivos para decidir se contratam ou não uma pessoa. Dessa forma, mesmo se você estiver decepcionado, não deixe que isso afete a sua confiança. Siga em frente e veja as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua. 

 

Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar