Trabalhadores com mais de 55 anos devem ser incluídos no Contrato Verde e Amarelo

2 de março de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Congresso deve analisar proposta de relator nos próximos dias. Se aprovada a emenda, serão beneficiados os profissionais sem vínculo formal de trabalho há 12 meses.

 

O relator Christino Áureo (à esquerda), sugeriu alterações na Medida Provisória

Existe a possibilidade dos trabalhadores com mais de 55 anos e sem vínculo formal de trabalho há no mínimo 12 meses serem incluídos como beneficiados no Contrato Verde e Amarelo. Essa é uma das emendas parlamentares propostas pelo Congresso Nacional ao programa, instituído pelo governo federal em 12 de novembro do ano passado, com o objetivo de promover o primeiro emprego registrado em carteira para jovens de 18 a 29 anos.  

Para o relator da Medida Provisória (MP), Christino Áureo, a alteração é necessária, pois é preciso proporcionar oportunidades de emprego para pessoas de faixa etária mais elevada que, em muitos casos, ainda não se aposentaram. A alteração deve ser analisada pelo Congresso nos próximos dias.  

Quando instituiu o contrato, o governo estimou a criação de 1,8 milhão de vagas até 2022. Para incentivar essas admissões, anunciou a redução de contribuições pagas pelo empregador, como o FGTS, de 8% para 2%, e a desoneração da contribuição de 20% ao INSS, com o objetivo de reduzir em cerca de 30% o custo da contratação.   

Em contrapartida, para bancar o programa, a proposta original prevê a contribuição previdenciária sobre o seguro-desemprego, variando de 7,5% a 9%, dependendo do valor do benefício. O argumento é de que essa seria uma forma da pessoa, mesmo sem contrato fixo de trabalho, continuar contando tempo para se aposentar e garantir direitos, como auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros. Entretanto, a medida sofreu duras críticas dos congressistas por penalizar os trabalhadores. Em seu relatório, Áureo sugere ao menos uma redução da alíquota, que passaria a ser opcional e variável de 5% a 5,5%. Estes recursos seriam transferidos para o INSS e passariam a contar como tempo de contribuição para sua futura aposentadoria. 

 

Sobre o contrato 

Por meio do Contrato Verde e Amarelo, as empresas poderão destinar até 20% das vagas para novas contratações e não para substituição de mão de obra.  

O contrato determina também que os vínculos de trabalho tenham duração de até dois anos e a remuneração máxima não pode passar de um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50).  

A jornada de trabalho poderá ser acrescida de, no máximo, duas horas extras, com valor 50% superior ao período normal. O texto pontua ainda que todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição sejam assegurados aos empregados contratados pelo programa, entre os quais constam o 13º salário e as férias remuneradas. 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar