Uma boa oportunidade para jovens que pretendem atuar como aprendizes é acessar a plataforma Conecta, do Serviço Nacional do Comércio (Senac).
Para participar do programa de aprendizagem, é preciso ter de 14 a 24 anos incompletos e estar cursando o ensino fundamental, médio ou ter concluído este último nível. Entretanto, não há limite máximo de idade se o(a) candidato(a) for uma pessoa com deficiência.
Para entender a iniciativa, entretanto, é preciso voltar a 2021. Naquele ano, o Senac implantou uma plataforma voltada para a divulgação de vagas, com o objetivo de aproximar alunos da instituição do mercado. Ao longo do tempo, ficou perceptível a necessidade de oferecer um serviço ainda mais alinhado às particularidades do negócio e às demandas das empresas parceiras. E assim nasce o Senac Conecta, lançado em julho de 2025.
“A iniciativa tem como propósito facilitar a inserção de jovens interessados em ingressar no mercado como aprendizes”, afirma Erleni Andrade Lima, responsável pelo Programa Senac de Aprendizagem do Senac São Paulo.
Mais do que uma plataforma, o Senac Conecta é uma ferramenta estratégica, pois permite que sejam encontrados candidatos adequados, enquanto o Senac atua para que os jovens estejam preparados e aptos para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.
Legislação
Atendendo à Lei nº 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, a formação dura no máximo dois anos e a jornada de trabalho do aprendiz é dividida entre as atividades práticas na empresa e aulas no Senac, conforme o curso escolhido pela organização e estabelecido no contrato de aprendizagem. “Para isso, temos um variado portfólio de cursos de formação para qualificação do aprendiz em diferentes ocupações e segmentos”, destaca Erleni.
De acordo com a responsável pelo Programa Senac de Aprendizagem do Senac São Paulo, os participantes são formados tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais. “A proposta formativa aborda o mercado de trabalho como um todo, possibilitando o desenvolvimento pessoal e a participação social”, declara.
Como se inscrever para o programa
Mais informações podem ser obtidas pelo site sp.senac.br/jovemaprendiz





