O SENAI-SP está com mais de mil vagas abertas para cursos gratuitos de formação profissional. As oportunidades são tanto para nível técnico quanto para qualificação profissional e estão distribuídas em mais de 40 unidades. São elas: na capital (Brás, Mooca, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Alpina, Vila Leopoldina, Pirituba e Vila Mariana), Grande São Paulo e interior do estado.
Uma estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que pelo menos 9,6 milhões de oportunidades surgiriam no segmento neste período. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. E chama atenção o fato de que cerca de 2 milhões de pessoas deveriam ser qualificadas pela primeira vez. As demais oportunidades são para profissionais que precisam se atualizar ou aperfeiçoar em áreas diversas da Indústria. Algumas iniciativas do próprio setor têm contribuído para minimizar este cenário, sendo este o caso do SENAI-SP.
Aprendizagem industrial
Os cursos de qualificação profissional (aprendizagem industrial) promovem uma formação básica para ocupações específicas. Dessa forma, os jovens podem atuar em seu primeiro emprego na indústria, por meio da prática profissional. A carga horária varia entre 800h e 1.600h e os alunos devem ter o ensino fundamental completo. Além disso, é preciso estar na faixa etária entre 14 e 24 anos até a conclusão do curso.
Na aprendizagem, as opções envolvem assistente técnico de vendas, auxiliar de linha de produção, auxiliar de produção gráfica, confeccionador de roupas, construtor de edificações, costureiro industrial, eletricista industrial, mecânico de automóveis leves, mecânico de manutenção, operador de processos logísticos, entre outros.
Cursos técnicos
Já os cursos técnicos equilibram teoria e prática de forma mais aprofundada. Sendo assim, proporcionam uma base para a continuidade dos estudos em níveis superiores, como cursos tecnólogos. Estes também são oferecidos pelo SENAI-SP e destinados a candidatos que estão estudando ou já concluíram o ensino médio. Não há limite máximo de idade para a realização.
Para os cursos técnicos, há vagas abertas nas áreas de Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Plásticos e Qualidade.
Processo seletivo para os cursos SENAI
As inscrições para o processo seletivo acontecem até o dia 3 de junho. As aulas têm previsão de início no segundo semestre de 2024. Os interessados deverão realizar uma prova, composta por 60 questões de múltipla escolha. Para participar, basta inscrever-se pelo site de aprendizagem industrial (sem taxa de inscrição) ou pelo site de cursos técnicos (com taxa de R$ 40,00).