O Instituto PROA está com inscrições abertas para sua preparação de jovens on-line e gratuita para o mercado de trabalho. São 35 mil vagas de capacitação profissional disponíveis, das quais 15 mil somente para o estado de São Paulo.
A preparação de jovens para o mercado de trabalho
A formação tem como alvo aqueles que buscam o primeiro emprego. São 100 horas online, distribuídas pelo período de três meses. Sendo assim, as aulas começam no início em 27 de maio na Plataforma PROA para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram o ensino médio em escolas públicas.
Nesse sentido, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de abril no site www.proa.org.br, no qual os interessados podem acessar todas as unidades e localidades em que o PROA está presente.
Processo seletivo para a preparação de jovens
Após a inscrição pelo site, será necessário responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, também será realizada a Análise de Perfil, a fim de observar se há o cumprimento de todos os pré-requisitos estabelecidos. “O processo serve para observarmos mais a garra, o brilho no olho e momento de vida desses jovens, seu compromisso e interesse real em participar do programa”, esclarece o gerente do Instituto PROA, Wesley Linares.
De acordo com Linares, os selecionados para a preparação de jovens participarão de quatro módulos. O primeiro é o de Autoconhecimento, no qual os alunos estabelecem uma linha do tempo da vida, aprendem a criar um projeto, entendem suas potencialidades e observam oportunidade de melhoria.
Programação da preparação de jovens
No módulo de Projeto Profissional, são transmitidos aprendizados para que eles compreendam como planejar a sua carreira, saber por onde atingir seus objetivos. “Aqui eles também entendem como elaborar currículo, recebem dicas para participação em processos seletivos e como se portar no ambiente organizacional”, diz Linares.
Um terceiro módulo, o de Raciocínio Lógico, traz na prática a resolução de problemas e o desenvolvimento de pequenos projetos. Por fim, o módulo de Comunicação tem como objeto permitir que os alunos se comuniquem de maneira mais adequada. “O olhar, nesses casos, estão sempre voltados para o que eles enfrentarão no mundo do trabalho”, afirma o gerente do PROA.
Após a formação, os participantes do programa podem participar de processos seletivos em grandes empresas. “Entre os formados no projeto, cerca de 70% estão empregados, o que comprova o alcance de mobilidade social e inclusão produtiva desses jovens que, geralmente, iniciam como aprendizes”, finaliza Linares.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Desde então, já formou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um desenvolvedor Java júnior.