Gestão horizontal nas empresas incentiva tomada conjunta de decisões

28 de outubro de 2024

Escrito por: Gabriele Freitas

Modelo possibilita que colaboradores expressem ideias e tenham mais autonomia, independente da posição hierárquica.

Foto: Freepik

A gestão horizontal em uma organização desafia a estrutura hierárquica tradicional e corrobora para um ambiente mais transparente e colaborativo. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), os funcionários têm maior autonomia para a tomada de decisões nesse modelo de gestão. 

Diferente da estrutura vertical, na qual os cargos de poder são bem definidos e as decisões são realizadas de cima para baixo, no modelo horizontal, todos os colaboradores têm voz ativa e as opiniões são levadas em consideração com a mesma relevância. 

O modelo possibilitam que os funcionários se sintam mais à vontade para contribuir durante as discussões, expressando suas ideias para os negócios, o que tende a favorecer o desenvolvimento profissional e o engajamento com a empresa.

A empresa especialista em recrutamento, Robert Half, alerta que os funcionários precisam de senso de pertencimento, escuta ativa e feedbacks para que não percam a motivação e não se tornem menos produtivos. 

Segundo o Sebrae, quando uma equipe está engajada, a produtividade é maior, o que aumenta o faturamento e abre espaço para novos negócios. A possibilidade de tomar decisões faz com que a equipe crie um senso de responsabilidade, impactando diretamente na qualidade do trabalho produzido e nos resultados alcançados.

Modelo de gestão exige clareza na comunicação interna 

O modelo de gestão horizontal exige clareza na comunicação interna a fim de evitar ruídos e falhas que possam prejudicar os negócios. No entanto, esta ainda é uma dificuldade para muitas organizações.

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revelou que os principais desafios apresentados pelas empresas do país, em 2023, estavam relacionados à comunicação. 

Engajar as lideranças como comunicadores, fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais, gerenciar o excesso de informações e comunicar a estratégia e a cultura da empresa foram apontados como os problemas a serem sanados.

O Sebrae pontua que investir em uma boa comunicação é essencial para que todos sejam lembrados de que estão trabalhando por um objetivo comum. Quando não existe um diálogo claro e com proximidade, os colaboradores levam mais tempo para a compreensão de um problema ou decisão e para a realização das próprias tarefas.

É missão da comunicação interna promover o fluxo de informações entre funcionários e diretores, desenvolvendo ferramentas e canais oficiais dentro da organização. Intranet, e-mails, reuniões e grupos em redes sociais corporativas são algumas das opções para divulgar os dados relevantes e aumentar a interação entre a equipe.

A gestão horizontal exige que a comunicação seja clara e todos os colaboradores estejam na mesma página. O uso de ferramentas corretas, como softwares de gestão de projeto, ajudam a mapear os afazeres diários e a definir metas para orientar as atividades, melhorando a gestão de tempo e evitando distrações.

Organograma facilita a dinâmica dos colaboradores

Ainda que em uma gestão horizontal não se estabeleça a hierarquização das decisões, os líderes precisam coordenar e organizar a equipe. Usar uma ferramenta para organogramas pode ajudar a definir as responsabilidades de cada cargo e evitar a duplicação de funções.

O organograma é a representação visual da estrutura organizacional. O Sebrae explica que o gráfico pode ser composto por formas geométricas, como linhas, retângulos ou triângulos, que dão vida ao diagrama. Este pode ser piramidal, em forma de árvore, bandeira ou misto.

Em um modelo vertical, os líderes ficam no topo, como presidentes ou CEO, e os subordinados abaixo. Já no organograma de uma gestão horizontal, os colaboradores são representados lado a lado, refletindo a autonomia e a importância do trabalho em equipe.

Um fluxo de comunicação bem definido possibilita maior agilidade e eficiência nos processos internos. Os funcionários conseguem identificar a estrutura organizacional com mais facilidade e sabem a quem se reportar quando necessário.

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