Profissão de jardineiro: tudo para você decolar na carreira

9 de fevereiro de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

A profissão de jardineiro é uma das mais tradicionais e se você gosta de estar em contato com plantas e criar ambientes bonitos, pode ser uma carreira interessante para seguir. Acompanhe o post do Amarelinho para saber detalhes como as atribuições da área e mercado de atuação para este profissional. 

O que um jardineiro faz e como é seu trabalho?

A profissão de jardineiro lida com a criação e manutenção de jardins e áreas verdes. Os profissionais precisam entender não só de plantas, como também saber manusear ferramentas, manter o solo fértil e fazer o controle de pragas, adubação, poda, entre outros conhecimentos de manutenção para manter as plantas saudáveis e bonitas. Além disso, eles realizam a melhor combinação de espécies para criar um jardim bonito e harmonioso.

Atribuições de um jardineiro 

Como visto, a profissão de jardineiro envolve muito mais que o cuidado com as plantas. A seguir, confira algumas atividades que fazem parte das atribuições do profissional.

  • Preparação do solo: arar e adubar o solo para garantir um ambiente propício ao crescimento das plantas;
  • Plantio: seleção adequada de plantas, sementes e mudas. Realização de transplantes para otimizar o espaço e promover um melhor desenvolvimento das plantas;
  • Poda e manutenção: realização de podas para controlar o crescimento e promover a saúde das espécies. Manutenção regular, incluindo limpeza, remoção de ervas daninhas e controle de pragas;
  • Criação de paisagismo: escolha estratégica de plantas para criar ambientes visualmente atraentes.

Qual a formação para atuar como jardineiro?

Para se tornar um jardineiro profissional, não é necessário ensino superior, no entanto, uma formação específica na área é fundamental para adquirir conhecimentos adequados. Existem cursos técnicos e profissionalizantes que ensinam as habilidades para a profissão de jardineiro. Além disso, a experiência prática é extremamente valiosa. Muitos jardineiros começam como aprendizes, trabalhando sob a orientação de profissionais mais experientes, para iniciarem o desenvolvimento na carreira.

Mercado de atuação para a profissão de jardineiro

O mercado de trabalho para a profissão de jardineiro é bastante amplo. Jardineiros podem trabalhar em residências particulares, empresas, parques públicos, escolas, hospitais e uma variedade de outros locais. Além disso, com o aumento da popularidade dos jardins urbanos e da agricultura urbana, há uma crescente demanda por profissionais com habilidades em jardinagem.

Encontre seu emprego no Amarelinho

Está em busca de uma vaga na profissão de jardineiro? Já checou as vagas disponíveis no site do Amarelinho? Oportunidades nessa e outras áreas são publicadas e atualizadas frequentemente e você pode se candidatar a elas de maneira rápida e simples. Não deixe de conferir também os demais conteúdos em nosso blog com guia de carreiras diversas e dicas para o mercado de trabalho.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar