Trabalho intermitente regulamenta os “bicos”

20 de janeiro de 2020

Escrito por: Equipe "O Amarelinho"

Após a reforma trabalhista, uma das modalidades de trabalho que passou a ser aceita é a intermitente. Esta nova lei, de fato, veio regulamentar e dar proteção trabalhista à prática dos chamados “bicos”, permitindo que tais trabalhadores exerçam atividade com registro em carteira de forma esporádica e para diversos empregadores.
Pela atual legislação, é considerado trabalho intermitente aquele realizado com subordinação, não contínua, com alternância de períodos de prestação de serviço e de inatividade, determinado em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade, com exceção dos aeronautas. 

Julio Conrado, Advogado trabalhista e sócio do escritório FNC (Fritz, Nunes e Conrado) Advogados e Consultores

Por meio do trabalho intermitente, a empresa faz um contrato com o trabalhador, que fica à disposição para ser convocado, de acordo com a necessidade de trabalho.  Na prática, o empregador convocará o empregado, por qualquer meio de comunicação eficaz, para realizar o serviço, informando qual será a jornada de trabalho, com pelo menos três dias de antecedência. Já o funcionário tem um dia útil para confirmar se aceita a oferta.

Sempre que o empregado deixar de ser convocado pelo empregador no prazo de 1 ano, será considerado rescindido o seu contrato de trabalho intermitente. 

Quando não for o caso de demissão por justa causa ou por rescisão indireta, ao empregado será devido as seguintes verbas rescisórias: 

  • Metade do valor do aviso prévio que será indenizado;
  • 20% sobre o valor do existente no saldo do FGTS, como indenização;
  • Pagamento integral das demais verbas trabalhistas;
  • Quanto ao valor do saque do FGTS, esse será limitado em até 80% do valor dos depósitos. 

Importante observação é que nesses casos não será autorizado a participação do trabalhador intermitente no programa de Seguro-Desemprego.

Interessante destacar também que o trabalhador poderá prestar serviços de qualquer natureza a outros tomadores de serviço, que exerçam ou não a mesma atividade econômica, utilizando contrato de trabalho intermitente ou outra modalidade de contrato de trabalho. 

 

Texto:  Julio Conrado.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias