Educadora indica o que fazer com o dinheiro do FGTS

6 de agosto de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Pagamento de dívidas com alta taxa de juros deve ser prioridade. Investir no Tesouro Direto também é uma boa opção

Mais dinheiro à vista para trabalhadores que estavam com saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 31 de dezembro do ano passado. A Caixa Econômica Federal anunciou que seu lucro líquido foi de R$ 12,2 bilhões em 2018 e, conforme determinou a Medida Provisória (MP) 889, ele deve ser dividido integralmente com todos os que têm conta vinculada. O reajuste será de 6,18% sobre os recursos existentes. 
A mesma MP já havia liberado a possibilidade de saques de até R$ 500,00 dos recursos do FGTS, entre setembro deste ano e março de 2020, para contas ativas e inativas, além dos saques anuais, com percentuais variáveis, de acordo com o saldo do trabalhador, a partir do próximo ano.
Diante dessas novidades, é preciso estar atento para fazer bom uso desse dinheiro, de acordo com a terapeuta  e educadora financeira, Aline Soaper. 
Para ela, o pagamento de dívidas em modalidades com alta de juros deve ser priorizado, como as relacionadas ao cartão de crédito e cheque especial. Mas faz um adendo: é preciso tentar renegociá-las. “Muitas vezes, o valor cobrado do inadimplente é exorbitante, por conta das multas por atraso. Com dinheiro na mão, o consumidor tem maior poder de barganha”, opina.
Investimentos
Já para quem não faz parte dos mais de 63 milhões de brasileiros que estão endividados, investir o dinheiro é interessante, mas para aplicações que oferecem uma maior rentabilidade em longo prazo, como o Tesouro Direto. “O brasileiro está acostumado a modalidades mais conservadoras, como a poupança e o CDB, mas com a distribuição de 100% dos lucros obtidos pelo FGTS aos trabalhadores, elas deixam de ser atrativas”, orienta.
Zerar uma dívida ou investir em uma modalidade que permite alta rentabilidade seria o “melhor dos mundos”, mas a experiência de Aline leva a crer que, no entanto, os recursos que vierem a ser retirados do fundo servirão mesmo para o consumo, movimentando a economia, como quer o próprio governo. “O brasileiro, infelizmente, não tem o hábito de investir e deve usar esse dinheiro para comprar um produto ou serviço que vinha desejando há algum tempo”, acredita a educadora.
E se essa for a realidade, ela orienta ao menos para que seja um consumo consciente, com valor agregado, como a realização de um curso, uma viagem em família. “O que o trabalhador não deve é sair gastando este dinheiro, sem perceber que pode estar se endividando ainda mais”, finaliza.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar