Quem tem direito ao seguro-desemprego

11 de junho de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Estamos em um período no qual o desemprego começa a subir novamente causando terror no imaginário de quem ainda tem um emprego. Um dos pontos que minimiza esse medo é a possibilidade de receber o seguro-desemprego, mas nem todos os trabalhadores possuem esse direito e os prazos podem variar dependendo de cada caso.

Gilberto Bento Jr. diz que o número de parcelas depende do tempo trabalhado.

Segundo o advogado Gilberto Bento Jr., sócio da Bento Jr. Advogados, o trabalhador tem direito ao seguro-desemprego quando é dispensado sem justa causa. Neste caso, ele pode receber entre três e cinco parcelas do benefício. Para que isso ocorra pela primeira vez, é preciso trabalhar pelo menos 12 meses, na segunda vez é necessário trabalhar nove meses e na terceira e última vez, a carência é de seis meses.

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador deve estar com carteira assinada no ato do pedido, além de não receber outro benefício da Previdência Social, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte. Ele também não poderá ter recebido o benefício nos últimos 16 meses. Quem pede demissão ou é dispensado por justa causa não poderá receber seguro-desemprego. Também não tem direito ao benefício o trabalhador que possui uma empresa aberta, mesmo sendo MEI, que naquele momento não proporcione rendimento algum.

Recentemente, o valor máximo do seguro-desemprego foi corrigido para R$ 1.735,29. Já a menor quantia acompanha o montante do salário mínimo, ou seja, R$ 998,00.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar