Jovem aprendiz: tire suas dúvidas

10 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita e divulgada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revela que 30% dos jovens entre 14 a 17 estão desempregados. Entre 18 e 24, a desocupação ainda é grande em cerca de 25% dessa faixa etária da população.

No país, temos um programa que facilita a empregabilidade de jovens em empresas públicas e privadas: todo o ano, o Jovem Aprendiz possibilita grande entrada de pessoas no mercado de trabalho, em diversas áreas.

Ainda que ele já exista há alguns anos, a população carece de informações sobre o programa e muita gente acaba perdendo oportunidades valiosas de iniciar uma carreira em grandes instituições. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especial para sanar todas as dúvidas.

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz promove a empregabilidade de jovens de forma legal com condições trabalhistas especiais em caso de pessoas menores de 18 anos.  A contratação pode ser feita por qualquer empregador que deseja desenvolver, em suas empresa, programas de aprendizagem para jovens e adolescentes.

Quem está apto para participar do programa?

O programa dá oportunidade de emprego para jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando ou formados no ensino médio ou cursando ensino técnico profissionalizante.

Quais são os direitos do Jovem Aprendiz?

Dentro das leis regentes, o jovem aprendiz deve receber ao menos um salário mínimo e ficar inscrito do programa por até dois anos. Outra regra a ser obedecida é que o horário do trabalho não pode chocar com os horários das aulas, tampouco atrapalhar o rendimento escolar.

Para os maiores de 18 anos, a regra é a mesma, podendo a empresa promover um curso com carga teórica para complementar o trabalho prático. Nesses casos, é obrigação da empresa prover um certificado ao findar o período de estudo.

Como conseguir um emprego através do programa?

Para concorrer a uma vaga dentro das empresas cadastradas, os interessados devem ficar atento para abertura de seleção de vagas neste método. Normalmente, a seleção ocorre uma vez por ano e as empresas solicitam que o candidato realize um cadastro conforme orientação de cada uma.

Quais as melhores empresas para se trabalhar dentro do programa?

As empresas que mais contratam e dão oportunidade para o jovem, dentro do programa, são os bancos Bradesco, Caixa, Itaú e os correios.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar