Trabalhador precisa votar com consciência

Escrito por: Redação O Amarelinho

O candidato a presidente pelo PT, Fernando Haddad, fala sobre seus projetos para diminuir o desemprego e outros temas de interesse do trabalhador. Por outro lado, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, não respondeu às perguntas do jornal.

O segundo turno das eleições termina no dia 28 de outubro, quando os eleitores escolherão o novo presidente da República. Como se trata de uma votação que decidirá os rumos do País nos próximos quatro anos, o jornal Amarelinho perguntou aos candidatos sobre suas propostas de melhoria da vida dos trabalhadores. Somente o candidato do PT, Fernando Haddad, respondeu aos questionamentos e explicou seus projetos para caso seja eleito presidente.

FERNANDO HADDAD/PT

Fernando Haddad, candidato do PT

Combate ao desemprego:

Vamos retomar os investimentos públicos, realizar as reformas bancária e tributária para reduzir o custo do crédito, isentar de imposto de renda quem ganha até cinco salários mínimos, para estimular o consumo e retomar imediatamente as obras paradas para assegurar o crescimento da economia e a geração do emprego. Os governos de Lula e do PT promoveram a inclusão social e a geração de mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada. O golpe de 2016 e sua agenda econômica agravaram a crise e estão promovendo a destruição do País. Mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas (Pnad Contínua/IBGE) e temos cinco milhões de desalentados. A força de trabalho subutilizada chega a quase 28 milhões de brasileiros. Uma catástrofe. Além disso, as políticas recessivas do atual governo não resolvem a crise estabelecida no País e trazem um cenário desastroso para os municípios e seus cidadãos e cidadãs.

Economia e desenvolvimento:

O Brasil precisa trilhar o caminho do desenvolvimento e não repetir esta fórmula desastrosa de Temer, validada e defendida por Bolsonaro, que já se comprovou ineficaz ao promover o desemprego, o endividamento, o aumento da pobreza e a volta da fome. Para superar essa dura realidade, o Estado precisa retomar sua capacidade de investimento e direcionar sua ação para as pessoas que mais precisam.

Reforma trabalhista:

Meu plano de governo prevê a revogação da reforma trabalhista, substituindo-a pelo Estatuto do Trabalho, construído em diálogo com os trabalhadores, empregadores e toda a sociedade. Desde que entrou em vigor a reforma trabalhista, foram criadas 35 mil vagas de emprego intermitente, aumentando a precarização do mercado de trabalho, principalmente em setores caracterizados por baixos salários e alta rotatividade. Até abril, houve quase 53 mil demissões por comum acordo, modalidade instituída pela reforma trabalhista e que retira direitos dos trabalhadores, impedindo, por exemplo, acesso ao seguro-desemprego. O que gera emprego é o crescimento da atividade econômica.

Reforma previdenciária:

Uma coisa é reformar e outra é expulsar os pobres da Previdência. Para nós, a Previdência é um direito. Qualquer mudança para garantir que as gerações futuras tenham condições de se aposentarem e receberem seus benefícios não pode ser feita para prejudicar o povo mais pobre, retirando, por exemplo, direitos dos trabalhadores rurais e das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Desigualdade social:

Para combater as desigualdades sociais, propomos a redução dos juros e difusão do crédito, além de um programa emergencial de empregos e da garantia de recursos aos programas de transferência de renda. A retomada das obras paralisadas, de investimentos e dos programas de infraestrutura nos municípios são essenciais, com o envolvimento direto de atores sociais e instituições representativas de trabalhadores, empresários e sociedade civil para aumentar a ocupação da capacidade instalada existente de produção e consumo.

JAIR BOLSONARO/PSL

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, candidato do PSL

Como aconteceu no primeiro turno das eleições, o candidato não respondeu às perguntas enviadas pelo Amarelinho sobre suas propostas para diminuir o desemprego e ações para melhorar a vida dos trabalhadores. Além de desrespeitar quase meio milhão de leitores, ele impede o jornal de praticar sua diretriz editorial, que prega a pluralidade e o pluripartidarismo, sem privilégio a nenhum candidato ou partido.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar