“Um levantamento da empresa HeroSpark, plataforma de estratégias online, mostrou que 24% dos jovens das classes A, B e C, com até 30 anos, são empreendedores e 60% querem ter um negócio próprio no futuro. No entanto, jovens em situação de vulnerabilidade social não possuem a facilidade para empreender.
Dessa maneira, muitas vezes, esse sonho permeia a vida também de muitos que moram em regiões periféricas e estão em situação de vulnerabilidade social. E é de olho neste público que foi criado o “Meu Trampo”, programa da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Besouro de Fomento Social.
A meta é capacitar gratuitamente 10 mil novos micros e pequenos empreendedores, preferencialmente entre 15 e 29 anos, em toda a capital paulista. O programa compreende cinco aulas que abordarão temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas e pesquisa de mercado. Além disso, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros.
Metodologia By Necessity
As aulas são baseadas na metodologia By Necessity, criada pela Besouro, que prevê a execução de projetos de negócios a partir de 10 passos: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise.
A metodologia já prevê que as pessoas não tenham conhecimentos prévios. É observada a realidade do público-alvo, ou seja, o que eles sabem fazer no dia a dia, para montar um negócio. Durante as aulas, os alunos compreendem o entendimento simplificado sobre a parte de cálculos, fluxo de caixa, vendas e previsão de cenários do mercado.
Ao final do curso, os alunos terão um plano de negócios estruturado e, finalizada essa etapa, ainda serão acompanhados por consultores especializados em negócios por 90 dias. Dessa maneira, os jovens colocam em prática tudo o que aprenderam, assegurando que os novos negócios se tornem suas fontes de renda e autonomia.
Transformar sonho em realidade
O programa é o estímulo para que os jovens em situação de vulnerabilidade iniciem no empreendedorismo. “Nada é impossível e, com apoio, os sonhos ficam ainda mais acessíveis. Queremos que os jovens consigam gerar renda a partir do seu próprio negócio, além de aumentar a autoestima, para que possam realizar cada vez mais os seus desejos”, diz Vinicius Lima, fundador e CEO da Besouro de Fomento Social.
Já Ramirez Lopes, coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura de São Paulo, complementa. “Transformar sonhos em metas, metas em objetivos e torná-los reais não é fácil. Pensando nisso, o “Meu Trampo” foi criado para que a juventude possa transformar seus sonhos em renda, na prática”, comenta.
As inscrições para o “Meu Trampo” podem ser feitas pelo site www.meutrampoeempreender.com.br.