Como não errar na hora de contratar freelancer para a sua empresa

4 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

Tendência mundial, os profissionais autônomos não param de criar asas para voar. Segundo o Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento, elaborado pelo site Workana, houve um aumento de 181% em 2016. Para não fazer feio na hora de recorrer a essa modalidade, confira como não errar na hora de contratar freelancer para a sua empresa.

Mudanças comportamentais e motivações econômicas fazem com que os freelancers se propaguem ao redor do globo. Estima-se que apenas no Estados Unidos o aumento dos profissionais do tipo seja de 40% até 2020. De fato, eles têm sido apontados como uma boa alternativa tanto para quem trabalha como para quem contrata, evitando burocracias, vínculos e custos extras.

Mesmo que seja mais flexível do que a CLT, isso não significa que o profissional liberal deva ficar sem respaldo contratual, mantendo a importância de ter por escrito o que foi acordado entre ambas as partes. É preciso deixar claro três coisas principais que valem para o contratante e o contratado: liberdade, independência e flexibilidade.

O contrato não precisa ser muito extenso, podendo conter informações pontuais e simples. Além de cláusulas básicas em relação a comprometimento, prazos, pagamentos e rescisão, certifique-se de que o documento especifique os serviços prestados e contenha também o que não está incluso dentro das responsabilidades do colaborador e da empresa, para evitar ruídos na relação de trabalho.

O freelancer também não pode e nem deve cumprir com o regime da empresa, não precisando arcar com exigências como horário controlado, frequência presencial, uso de uniformes e outras obrigações que configuram vínculo empregatício. Tendo tudo isso em mente, você evitará dores de cabeça.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar