As empresas familiares podem ser o começo de grandes negócios de sucesso. Além disso, na situação atual, podem representar grande parte da renda de muitos lares brasileiros. Mesmo assim, a solução pode virar um pesadelo, quando existem fatores que tornam a gestão muito complexa.
Discussões antigas e passado mal resolvido entre os gestores são exemplos de situações complicadas de resolver no dia a dia do negócio. No entanto, trilhando o caminho certo e sabendo separar o joio do trigo, é possível aplicar a gestão ideal para sua empresa e conquistar os objetivos esperados.
Dicas para gestão de empresas familiares
Estabeleça limites
Na gestão de empresas familiares, é fundamental separar a empresa da família. Nesse sentido, é preciso entender que o caixa da empresa é restrito apenas às necessidades do negócio. Em hipótese alguma, ele deve ser utilizado para despesas pessoais. O limite precisa estar muito bem definido naquilo que diz respeito a cada uma das finalidades. Para gastos pessoais, é possível estabelecer um “salário” que seja compatível com a saúde financeira da empresa.
Planejamento bem definido
Uma empresa familiar não é sinônimo de bico, muito menos um negócio desorganizado. Seu potencial é o mesmo de uma multinacional renomada. No entanto, o que vai decidir os rumos da organização é o planejamento e a dedicação. Estabeleça metas de curto e longo prazo para acompanhar o desenvolvimento passo a passo. Siga o planejamento com seriedade e respeite o momento da sua gestão.
Sem privilégios
É normal envolver familiares e amigos neste tipo de negócio. Contudo, em muitas oportunidades, haverá profissionais que não estão ligados à família e exercem suas funções. Nesse sentido, qualquer tipo de favorecimento pode ser muito danoso para a relação de confiança da equipe. Saiba separar esses dois mundos e tome decisões baseadas no melhor para seu negócio, sempre que possível. O mesmo vale para resoluções de conflitos.
Vantagens de empresas familiares
Um negócio familiar pode ser muito mais próspero do que uma empresa gigante, pois ele traz elementos importantes para o sucesso e que não encontramos em qualquer lugar. Confiança e respeito são as bases para que este tipo de empresa possa crescer e alcançar os objetivos esperados. Dessa maneira, o propósito de atuar em empresas familiares fica muito mais evidente para os funcionários, que podem vestir a camisa da empresa com muito mais garra e determinação.
Procurando profissionais para a sua empresa familiar?
Então fique atento às oportunidades do Amarelinho. Acesse a área do empregador e confira oportunidades únicas para divulgar sua vaga de trabalho. Aqui você encontra os melhores profissionais para vagas operacionais. Além disso, fique por dentro de noticias sobre o mundo do trabalho no Blog do Amarelinho. Boa sorte!