Seminário internacional debate educação empreendedora

11 de maio de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

No dia 12 de maio ocorre o I Seminário Internacional de Educação Empreendedora. O evento é uma iniciativa da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae com apoio da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter-CPS). Totalmente gratuito, será realizado de forma online e vai debater o ensino formal de empreendedorismo nas escolas e universidades. Em suma, o objetivo é discutir o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de qualidades e habilidades para empreender, a capacidade de enxergar oportunidades, a inovação e o planejamento. Os interessados têm até o dia 11 de maio para se inscrever pelo site do evento. 

 

Serão palestras e painéis com 11 convidados entre docentes e profissionais da área. Sendo assim, o público-alvo do seminário são professores, coordenadores de cursos, representantes de incubadoras, diretores, gestores de escolas, universidades, parceiros e toda a comunidade acadêmica.

 

Na programação, temas específicos do ensino de empreendedorismo, dando espaço para ampliar a abordagem da cultura empreendedora, da inovação, da sustentabilidade e da educação positiva. O objetivo é abrir novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem com foco na ampliação de referência e construção/fortalecimento de um ecossistema empreendedor no meio acadêmico.

 

Empreendedorismo na educação

 

Empreendedorismo é um termo que está na boca de todos nos últimos tempos. Contudo, para entender a importância desse conceito, devemos primeiro saber o que ele significa. O empreendimento refere-se à atitude e aptidão para realizar um projeto por meio de ideias e oportunidades frente às adversidades. O termo é utilizado, sobretudo, em economia, em que o termo é definido como uma iniciativa que assume um risco econômico para aproveitar uma oportunidade de mercado.

 

O principal argumento para o incentivo de crianças e jovens ao empreendedorismo é promover sua autonomia e melhoria de vida. Os benefícios são tidos como diversos: desenvolvimento da criatividade, assertividade,  confiança e pensamento positivo. Por outro lado, também é possível observar a capacidade de resolver conflitos e tomar decisões. Confira aqui mais detalhes sobre o tema. 

 

Sobre a Fatec Sebrae

 

A instituição integra o núcleo da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti e tem a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico do Brasil utilizando educação empreendedora. Assim, oferece cursos superiores de tecnologia de qualidade e de forma totalmente gratuita, marcas do Centro Paula Souza.

 

Além das aulas, durante o curso os alunos participam de palestras com profissionais renomados do setor, visitas técnicas, eventos, workshops e concursos, tudo isso para estimular a criação de um ambiente desafiador e afiar a visão empreendedora.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar