O que a Reforma Trabalhista significa para empreendedores ou para quem pretende empreender? Ela reduziu alguns benefícios da CLT e, agora, foi ampliada pela Carteira Verde Amarela. Segundo o Governo, as novidades aumentarão os empregos com carteira assinada.
O objetivo deste artigo não é analisar os prós e contras das novas mudanças, mas sim apontar como os trabalhadores podem aproveitar as oportunidades trazidas por conta delas.
Um dos destaques da Reforma é a possibilidade do trabalho intermitente, ou seja, é possível trabalhar uma parte do dia e ficar um período disponível, ou trabalhar em alguns dias da semana, como às segundas e terças-feiras, por exemplo, ficar quintas e sextas-feiras sem trabalhar e retornar ao trabalho na sexta-feira e no sábado. Na prática, o trabalhador poderá ficar várias horas ou dias sem atividade remunerada e é aqui que moram as oportunidades!
Nestes períodos, é possível complementar a sua renda, trabalhando, por exemplo, como representante comercial nestes intervalos.
Se você já empreende ou tem o sonho de empreender, a hora também é agora! Aproveite as lacunas deixadas pelas empresas com as mudanças! É possível ser funcionário e empreendedor ao mesmo tempo, sem ter que escolher entre uma coisa ou outra. Vou dar alguns exemplos de atividades que você pode executar com investimento zero nestes períodos:
- Divulgar lugares, marcas, serviços ou produtos nas redes sociais com fotos ou vídeos: seus clientes podem ser empresas, restaurantes, pizzarias ou lojas de calçados e roupas;
- Entregar produtos a pé, de bicicleta ou de carro, desde que perto do seu trabalho. Além dos clientes citados acima, você pode atender farmácias, supermercados, quitandas, minimercados e pet shops;
- Atuar como motorista de aplicativo (limite o atendimento a uma região próxima ao trabalho, para não correr o risco de comprometer o horário por conta de imprevistos);
- Revender produtos consignados.
Enfim, faça do limão uma limonada, e do tempo a ferramenta da sua liberdade!
Texto: Jorge Penillo.