Inclusão do autista nas corporações exige muitos desafios

8 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Para especialista, há pouco conhecimento das empresas sobre as vantagens na contratação dessa mão de obra.

Atualmente, não existem dados oficiais sobre o número das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, o que deve ocorrer a partir do próximo censo do IBGE, em 2020. Por outro lado, existem (e muitos) obstáculos para a abertura de oportunidades de emprego para este público. 

Julia Sargi, psicóloga e analista de comportamento aplicado ao autismo do Grupo Conduzir.

Para a psicóloga e analista de comportamento aplicado ao autismo do Grupo Conduzir, Julia Sargi, a quantificação de pessoas com o transtorno será importante para a definição de políticas mais específicas, incluindo s voltadas para a inclusão profissional “Hoje, há um grande desconhecimento a respeito do tema.”  

Pela lei 13.861/2019,  o autismo é considerado uma deficiência, mas a especialista ressalta que se trata de um transtorno do neurodesenvolvimento. Quando se fala na inserção no mercado de trabalho, é preciso entender as características e habilidades das pessoas que têm esse transtorno, para que eles se apresentem realmente produtivos no ambiente corporativo. Neles, destacam-se, por exemplo,  a capacidade de concentração e de reconhecer padrões e seguir regras, boa memória visual e de longo prazo e interesse por tarefas metódicas, sendo mais comum encontrá-los em áreas, como Matemática, Tecnologia,  Música e Artes. “As empresas precisam apenas prover espaços adequados para o desenvolvimento das tarefas”, diz Julia.
  

Esperança e receio 

Exemplo é Matheus Cuelbas de Moura, 19 anos. Diagnosticado com a Síndrome de Asperger (condição neurobiológica enquadrada dentro do TEA), o jovem tem focado no desenvolvimento de habilidades, com o objetivo de encontrar uma oportunidade de trabalho relacionada à capacidade de escrever. “Eu vejo a inserção no mercado de trabalho como algo de extrema importância. O emprego é um estimulante social para as pessoas com autismo e gera a possibilidade de conhecer outros mundos e criar novos repertórios.”  

Mesmo assim, Moura admite receio do que vai encontrar no mundo organizacional. A insegurança é resultado do medo e da repulsa de o enquadrarem em alguma definição pré-concebida, simplesmente por conta de uma visão estereotipada sobre o transtorno. “Atualmente o meu autismo é quase imperceptível, mas ainda tenho certa dificuldade de conviver com as pessoas e obsessão em entender o motivo ou a lógica em atitudes e sentimentos que muitas vezes não têm uma explicação concreta”, opina.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar