Escola oferece 420 vagas para cursos na área da saúde

24 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, voltada para cursos da área da saúde, está com inscrições abertas, até 7 de junho, para processo seletivo que reserva 420 vagas distribuídas nos cursos técnicos de Farmácia, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos.

 

Para inscrever-se, é necessário que o(a) candidato(a) esteja cursando o último ano ou tenha concluído o ensino médio. Por se tratar da área da saúde, é preciso ainda que tenha 18 anos completos até a data de 31 de dezembro de 2022.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site mediante pagamento de taxa de participação de R$ 22,00. No mesmo portal, constam os períodos de aula e o número de vagas para cada área de formação.  

 

Processo seletivo

 

O processo seletivo contem uma redação de modo on-line, com o tema “Crise Mundial e Econômica”. Ela deverá ter entre 20 e 30 linhas, vai valer 50 pontos, com peso 2. O resultado parcial da redação deve ser divulgado em 2 de julho.

 

Em uma segunda etapa, será avaliada ainda a pontuação de escolaridade, uma vez que estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas têm um adicional de 15 pontos e, caso tenham concluído este nível em instituições públicas da Cidade Tiradentes, ganham mais 15.

 

Dessa forma, o resultado final com a lista de classificados deve acontecer em 6 de julho, com início das aulas previsto para o dia 28 do mesmo mês.

 

Alta empregabilidade e formação para a área da saúde pública

 

De acordo com Valdirene Tizzano da Silva, supervisora-geral da Escola de Saúde Pública Professor Makiguti, os cursos buscam áreas de alta empregabilidade. Prova disso é que eles abrangem três módulos e, já ao final do segundo, os alunos têm acesso à oportunidades de trabalho. “Na Makiguti, concedemos dois certificados, o de auxiliar ao final do segundo módulo de aulas, e o de técnico, ao término dos cursos, que têm 1.200 horas de formação e duração de três semestres ”, diz.

 

A supervisora-geral destaca ainda que os alunos da escola terão ênfase para atuar na área da saúde pública. Além do aprendizado técnico, disciplinas como Psicologia e Bioética contribuem para uma formação mais humanizada.

 

Nesse sentido, Valdirene faz um adendo ao de Cuidados com Idosos, para desmistificar a ideia de que este profissional irá trabalhar somente com acamados. “Trata-se de uma área de atuação muito mais ampla e valorizada, por conta do aumento da expectativa de vida dos brasileiros”, afirma.

 

Os alunos têm a possibilidade de demonstrar o seu aprendizado em eventos voltados à própria comunidade. No próximo dia 14 de maio, por exemplo, a escola, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, abre suas portas para o programa Saúde em Família. “É uma espécie de retorno dado aos moradores do bairro em que estamos inseridos”, encerra Valdirene.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar