Oportunidade para cursos técnicos do Senai de graça

21 de abril de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Estar de olho nas movimentações do mercado de trabalho é de grande importância para profissionais que buscam um emprego. E isso inclui saber onde estão as oportunidades. Uma dela está nos cursos técnicos do Senai

 

Como exemplo, o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aponta para a necessidade de o Brasil qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em áreas técnicas até 2023. Ou seja, faltam profissionais e sobram vagas.

 

Dentro deste cenário positivo, a boa notícia é que o Senai-SP está com inscrições abertas, até 2 de maio, para processo seletivo. São 2.871 vagas distribuídas em diversas áreas demandadas pela indústria, como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Equipamentos Biomédicos, Gestão, Gráfica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Vestuário, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, entre outras. 

 

No entanto, para esta seleção, cujos cursos iniciarão no segundo semestre deste ano, não existe taxa de inscrição. A avaliação acontece por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar. Desse modo, a nota final de classificação será obtida pela média simples das notas finais de Matemática e Português.

 

Sobre os cursos técnicos do Senai

Os cursos técnicos do Senai possuem duração de um ano e meio a dois anos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Dessa maneira, para se inscrever, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter concluído o 1º ano do ensino médio (cursos no período da manhã e tarde) ou finalizado este mesmo nível (para cursos no período noturno)  até o início das aulas.  

 

A divulgação do resultado estará disponível no site do Senai-SP a partir das 14h do dia 23 de junho para os cursos noturnos, e a partir do mesmo horário do dia 27 de junho para os aprovados da manhã e tarde. As matrículas ocorrem entre o final de junho e início de julho, variando também de acordo com os períodos.

 

Demanda e empregabilidade

Ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo Mapa do Trabalho Industrial, as áreas que vão precisar de mais técnicos no Brasil são as seguintes: Metalmecânica; Informática; Construção; Logística; Energia e telecomunicações; e Eletroeletrônica.

Outra informação importante, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Senai, é o alto índice de alunos empregados entre os anos de 2017-2019, que foi de 86,4% para a área de Tecnologia da Informação, 72,9% para a área de Logística, 71,4% para o setor de Segurança do Trabalho, 70,5% para a área de Refrigeração e Climatização, e 67,9% para Gestão, por exemplo. Portanto, para mais informações sobre os cursos técnicos do Senai, acesse o site.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar