As etapas do processo seletivo: entenda como funcionam

14 de outubro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

As etapas do processo seletivo podem ser um dos momentos mais importantes para aqueles que buscam emprego. No entanto, faz um bom tempo que ele não significa apenas uma entrevista com o RH. Hoje existem diversas etapas para diminuir a margem de erro da empresa que está contratando. Mas não se desespere! Esse é um processo natural e vamos te ajudar a tirar de letra.

 

Etapas do processo seletivo

 

Currículo

O primeiro passo dentro do processo seletivo é o envio do currículo. Já falamos algumas vezes da importância de ser o mais direto possível, não ultrapassar uma folha com as suas informações e adaptar as informações para a vaga que deseja trabalhar. Então, essa é sua grande carta de apresentação para continuar e seguir para outras etapas.

 

Testes

Nessa fase, a empresa que está contratando quer ver como o candidato atua no dia a dia. O teste envolve atividades que o profissional irá realizar. Portanto, não adianta tentar enganar de alguma maneira, o contraste ficará evidente. Fique tranquilo nessa situação e coloque em prática aquilo que aprendeu anteriormente.

 

Dinâmica de grupo

Essa era uma prática muito comum e conhecida pelo público geral. Aqui a empresa quer saber como você irá lidar em equipe. Sua postura e relações com outros candidatos serão avaliadas. Contudo, é preciso se mostrar uma pessoa aberta e comunicativa, elementos essenciais para trabalhar em equipe.

 

Reunião com RH

Talvez o momento mais técnico do processo. Nessa entrevista é onde vão surgir aquelas perguntas sobre seu futuro profissional, entre outros fatores. É muito comum perguntarem mais a fundo sobre o seu currículo e suas experiências anteriores. Nesse sentido, sua postura também será avaliada nesse momento. Lembre-se da formalidade necessária para essa situação, mas tente ser leve e descontraído como alguém que conversa com conhecidos.

 

Reunião com o chefe da área que irá atuar

Está quase acabando, chegando até aqui a empresa já conhecerá bastante sobre você. Nesta altura, a conversa será diretamente com o líder da área que irá atuar. Não existe mistério. Siga da mesma forma que se mostrou nas etapas anteriores e seja o mais claro e honesto possível.

 

Nesse sentido, é importante lembrar que cada empresa pode escolher fazer processos seletivos diferentes. Tanto na questão das etapas, quanto no tempo que levará para concluir. Portanto, não se desespere e fique tranquilo.

 

À procura de emprego?

Aqui no Amarelinho você encontra diversas vagas para entrar no mercado de trabalho. São várias oportunidades nas mais variadas áreas. Então, cadastre seu currículo e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar