Aproveite o período de isolamento para buscar capacitação

Trabalhadores devem aproveitar o tempo em casa e se preparar melhor para as exigências do mercado de trabalho.

 

O surto do coronavírus virou a economia de cabeça para baixo e obrigou as autoridades a orientar a população para permanecer em casa, a fim de evitar uma propagação ainda maior do vírus.
Se a situação já está posta, cabe ao trabalhador aproveitar da melhor forma este tempo, buscando, por exemplo, cursos on-lines e gratuitos, que possam oferecer a ele novas competências, habilidades e atitudes que farão a diferença na hora de buscar uma oportunidade de trabalho. 

Paula Souza é uma das opções para quem quer fazer curso gratuito e on-line.

Diante deste cenário, muitas empresas disponibilizam conteúdos gratuitos, sem a necessidade de deslocamentos. O  Sebrae (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae), ajuda quem possui ou quer abrir um negócio próprio com cursos como Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas e Como Vender pela Internet. 

Já a Fundação Getulio Vargas (https://bit.ly/2wgLePO) tem como opções gratuitas 60 cursos, entre os quais Fundamentos de Marketing, Introdução às Finanças, RH, Introdução à Comunicação na Era Digital e Redes Sociais: Conceitos e Organização.

Mais oportunidades estão disponíveis no Senai (https://bit.ly/397L1M3), para cursos com temáticas diversas, como Indústria 4.0, Fundamentos de Logística, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Lógica de Programação e Segurança no Trabalho.

A Trevisan Escola de Negócios (www.trevisanonline.com.br) também disponibiliza quatro cursos on-line: Liderança e Inovação em uma Economia Digital; Aplicações de Data Analytics; Contabilidade, Gestão de Custos e Compliance; e Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes. 

Por sua vez, a Impacta (https://www.impacta.com.br/hotsites/your-way) liberou os seguintes cursos gratuitos em sua plataforma: Word, Excel, Big Data – Introdução e Oportunidades;  Comunicação para Líderes; Photoshop CC 2019 e Illustrator CC 2019, entre outros.

Os cursos livres do Centro Paula Souza (mooc.cps.sp.gov.br) também são alternativa para quem quer estudar em casa. São 12 opções como Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.
 

Importância

Buscar capacitação é importante e permite que o candidato saia na frente da concorrência, até mesmo porque uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) chama atenção para um dado negativo: 78,5% dos trabalhadores brasileiros não estão fazendo cursos de requalificação para ingressar no mercado, o que representa praticamente quatro em cada cinco profissionais.  

Para o gerente de projetos da CNDL, Daniel Sakamoto, o alto índice de pessoas que não estão atrás de aperfeiçoamento profissional surpreende por ser frequente a informação, por parte de empresários, de que muitas vagas são abertas e não preenchidas por falta de qualificação profissional, seja por questões técnicas ou comportamentais.
Sakamoto, porém, faz um alerta. “É preciso buscar capacitação que esteja associada às demandas do mercado e em funções relevantes para o desenvolvimento de áreas, como a indústria, comércio, serviços e empreendedorismo.”
Rodrigo dos Santos Lopes Almeida, 30 anos, sabe, na prática, a importância de uma boa qualificação. Em 2014, ele chegou de Manaus, onde deixou família e trabalho, para buscar uma nova vida em São Paulo. Era também necessário buscar um novo emprego e, para isso, amigos indicaram para ele o jornal O Amarelinho 

Em uma das edições, em novembro daquele ano, chamou sua atenção o curso gratuito de Técnicas Administrativas com Básico em Seguros, oferecido pelo Instituto Porto Seguro. Aprovado na seleção, ele viu na capacitação a chance de se aperfeiçoar e uma porta de entrada para ingressar na empresa”, diz.
Para tanto, se destacou no curso e, logo, viria a recompensa por este esforço. Passou por algumas áreas da empresa e, hoje, atua como técnico em monitoramento pleno. “É importante evoluir, ser protagonista de sua própria história.” 

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade