Projeto estimula uma comunicação mais eficiente

Claudinei Nascimento

, Cursos & Educação

Escola da USP promove debates e oferece curso gratuito para quem quer se comunicar de maneira mais adequada.

 

Mariana Pessoa, educadora do Projeto Redigir, da ECA/USP

O Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), recebe a partir de fevereiro inscrições para o curso de Comunicação e Cidadania com ferramentas da Língua Portuguesa. O curso tem duração de um semestre e é voltado para jovens e adultos, a partir dos 16 anos, que tenham concluído o ensino fundamental e não tenham estudado em universidades públicas.
Os encontros duram cerca de 3 horas e acontecem semanalmente na própria universidade, com possibilidade de formação de turmas durante a semana e aos sábados, dependendo da demanda de alunos. Serão apresentados conceitos de gramática e redação, além de debates semanais sobre temas sociais e políticos, com o objetivo de tornar a comunicação dos alunos mais eficiente. “Nosso objetivo é mostrar para as pessoas seu potencial como cidadãos, capazes de pensar e se expressar, se desenvolvendo pessoal e profissionalmente e contribuindo com a sociedade”, destaca a educadora Mariana Pessoa.

O curso existe desde 1999. No início, ele era focado apenas em redação para o vestibular. “Hoje, trabalhamos a língua portuguesa em três linhas: escrita, leitura e fala. Acreditamos que o idioma é essencial para acessar a educação e o mercado de trabalho e uma forma importante de participação na sociedade”, afirma.
Os interessados devem comparecer ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco 2, Sala 13) e preencher uma ficha de inscrição às quintas, das 9h às 14h e 18h às 21h, e sábados, das 9h às 14h, nos dias 1, 6, 8, 13, 15 e 20 de fevereiro.  

Na inscrição, é preciso apresentar cópias do RG, de comprovante de renda de todos que contribuem na receita da casa e de escolaridade do último nível cursado. Os candidatos serão selecionados com base em critérios socioeconômicos.  

Mais informações no site https://projetoredigirecausp.wordpress.com,  e-mail projetoredigir@gmail.com, https://www.facebook.com/redigir/ ou (11) 3091-1499 (somente nos horários de atendimento).

 


Publicidade

Publicidade

Publicidade