Participar de cursos facilita a conquista por uma vaga

24 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

A qualificação é fundamental para encurtar o caminho para a conquista de uma oportunidade de trabalho e, em janeiro, muitas instituições oferecem vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.

 

Em meio à competitividade existente no mercado de trabalho, a conquista de um emprego passa, necessariamente, por uma boa qualificação profissional. Quem quer se se capacitar, e não tem recursos financeiros, pode aproveitar as inscrições que estão abertas para cursos profissionalizantes gratuitos em várias áreas de formação. Somente três instituições, juntas, estão oferecendo 567 vagas.   

 

Fundação Jovem Profissional 

Uma delas é a Fundação Jovem Profissional, que tem 260 vagas abertas para quatro cursos: Serviços em Restaurante (60), Auxiliar Administrativo (80), Operador de Logística (40) e Operador de Máquina de Solda – PVC (80).  

O curso de Serviço em Restaurante é direcionado para quem tem entre 17 e 21 anos, mora no município de São Paulo, preferencialmente no Centro, esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e seja inscrito no NIS (Número de Identificação Social). 

Neste curso, os alunos têm uma vivência prática em diversos setores, como Bar, Confeitaria e Panificação, Cozinha e Salão/Atendimento ao cliente, no espaço Restaurante-Escola da Câmara Municipal de São Paulo. “A capacitação é de grande importância, pois, além da formação específica na área gastrônomica, os jovens desenvolvem outras habilidades e competências para o trabalho em equipe, desenvolvem um projeto de vida com um olhar para o empreendedorismo, além de vivenciar atividades socioeducativas”, diz Adriana Serra Pereira Novaes, coordenadora educacional do Restaurante-Escola.  

Para os demais cursos da fundação, os candidatos devem ter de 15 a 59 anos e, no mínimo, o sexto ano do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas até 24 de janeiro na Avenida Nove de Julho, 399, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (exceto sexta, cujo atendimento acontece até as 15h). É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e uma foto 3×4. Mais informações pelo telefone (11) 3241-5588 ou, no caso do Restaurante-Escola, também pelo (11) 3115-1101.  

 

Ampliar 

Informática Básica é um dos cursos oferecidos pelo Instituto Ampliar

Já o Ampliar, programa de responsabilidade social do Secovi-SP, recebe inscrições, até 28 de janeiro, para 242 oportunidades distribuídas pelos seguintes cursos: Auxiliar Administrativo (32), Auxiliar de Escritório (24), Informática Básica (24), Assistente de Recursos Humanos (14), Inglês para Iniciantes (12), Auxiliar de Cabeleireiro (28), Tranças e Penteados (12), Depilação (10), Maquiagem (12), Manicure (24), Design de Sobrancelhas (12), Alongamento de Cílios (10), Barbeiro (12) e Libras (16). 

O interessado deve ter renda familiar de até três salários mínimos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. As matrículas devem ser feitas na sede do Ampliar (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2.344, 8º andar, Capital), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O candidato deve apresentar cópias do RG, CPF e de comprovantes de residência, escolaridade e renda familiar. Se as vagas estiverem preenchidas, é possível fazer o cadastramento prévio para outros cursos de interesse.
Mais informações pelo site www.ampliar.org.br, e-mail ampliar@ampliar.org.br e telefones (11) 5591-1281 e 5591-1246. 

Segundo o coordenador de cursos do Ampliar, Fernando Rezende, a capacitação vai além das questões técnicas, envolvendo também atitudes comportamentais valorizadas no mundo corporativo. “O mercado está mudando rapidamente e é necessário que os profissionais estejam sempre atentos para a busca de novos conhecimentos”, diz.
 

APAF 

Por fim, a Associação Paulista de Apoio à Família (APAF) inscreve de 20 a 24 de janeiro para os cursos de Assistente de Cabeleireiro Avançado (20 vagas), Manicure e Pedicure (20) e Cuidador Infantil (25).  Eles são destinados a mulheres, a partir dos 18 anos, preferencialmente desempregadas, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e residentes na cidade de São Paulo. Para o curso de Cabeleireiro Avançado, é necessário possuir um curso básico na área.  

A proposta, segundo a coordenadora de projetos da APAF, Sueli Alves Viana, é dar uma maior autonomia às participantes para o desenvolvimento de atividades empreendedoras e que gerem renda. “A capacitação traz uma grande mudança de comportamento e as alunas passam a observar a busca pelo aperfeiçoamento contínuo como uma necessidade”, destaca. 

Para se inscrever, as candidatas devem comparecer, pessoalmente, das 9h às 12h, à Rua Avanhandava, 485, Bela Vista, portando RG e CPF para preenchimento da ficha de inscrição. Mais informações pelo telefone
(11) 3120-4639. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias