Dicas para quem vai prestar o ENEM em novembro

31 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

O bom desempenho pode garantir bolsas em universidades particulares e o ingresso em instituições públicas de ensino.

 

Nos dias 3 e 10 de novembro, será realizado o ENEM. Um bom desempenho na prova pode ser o passaporte para a obtenção de bolsas em instituições particulares ou garantir o ingresso em faculdades públicas. Esses fatores ajudam a explicar os mais de 5,5 milhões de inscritos para a prova deste ano.  

Faltando poucos dias para o exame, a professora Andressa Almeida, da plataforma online gratuita de ensino Kultivi, indica algumas ações importantes para quem quer se preparar melhor para a avaliação.  

Uma das orientações é reorganizar o plano de estudos, revisando as matérias que ainda geram dúvidas. “O mais importante nesse momento é diminuir a intensidade e trabalhar com qualidade, não é hora de pirar com assuntos que o candidato sempre teve dificuldade”, explica. 

Para a professora, outro ponto importante é a redação, que tem um peso muito grande na média da nota final. “É preciso pesquisar temas que possam ser abordados, ficar atualizado nas notícias e anotar dados e argumentos que podem ser utilizados na dissertação”, afirma. 

A resolução de provas anteriores também é recomendável, pois permite ao candidato entender o formato e conteúdo normalmente cobrado na prova. “Uma boa interpretação de texto resolve boa parte da questão”, comenta Andressa. 

 

Preparação  

Como a prova é extensa e se baseia muito em interpretação dos enunciados, é importante que o candidato chegue descansado para o exame. Dormir e se alimentar bem durante a semana é importante, assim como procurar atividades de distração, com amigos ou família, pra tirar um pouco da ansiedade. “Além disso, separe toda a documentação necessária para o dia da avaliação, caneta e cartão de inscrição. Leve água para se manter hidratado e um lanche para não baixar a glicemia.” 

Por fim, alunos reclamam quando “dá um branco” no meio da questão. Neste momento, a dica é fazer uma pausa para comer, tomar água, ir ao banheiro ou respirar fundo. “Isso ajuda muito na concentração”, encerra Andressa. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias