Dicas para quem vai prestar o ENEM em novembro

Claudinei Nascimento

, Cursos & Educação

O bom desempenho pode garantir bolsas em universidades particulares e o ingresso em instituições públicas de ensino.

 

Nos dias 3 e 10 de novembro, será realizado o ENEM. Um bom desempenho na prova pode ser o passaporte para a obtenção de bolsas em instituições particulares ou garantir o ingresso em faculdades públicas. Esses fatores ajudam a explicar os mais de 5,5 milhões de inscritos para a prova deste ano.  

Faltando poucos dias para o exame, a professora Andressa Almeida, da plataforma online gratuita de ensino Kultivi, indica algumas ações importantes para quem quer se preparar melhor para a avaliação.  

Uma das orientações é reorganizar o plano de estudos, revisando as matérias que ainda geram dúvidas. “O mais importante nesse momento é diminuir a intensidade e trabalhar com qualidade, não é hora de pirar com assuntos que o candidato sempre teve dificuldade”, explica. 

Para a professora, outro ponto importante é a redação, que tem um peso muito grande na média da nota final. “É preciso pesquisar temas que possam ser abordados, ficar atualizado nas notícias e anotar dados e argumentos que podem ser utilizados na dissertação”, afirma. 

A resolução de provas anteriores também é recomendável, pois permite ao candidato entender o formato e conteúdo normalmente cobrado na prova. “Uma boa interpretação de texto resolve boa parte da questão”, comenta Andressa. 

 

Preparação  

Como a prova é extensa e se baseia muito em interpretação dos enunciados, é importante que o candidato chegue descansado para o exame. Dormir e se alimentar bem durante a semana é importante, assim como procurar atividades de distração, com amigos ou família, pra tirar um pouco da ansiedade. “Além disso, separe toda a documentação necessária para o dia da avaliação, caneta e cartão de inscrição. Leve água para se manter hidratado e um lanche para não baixar a glicemia.” 

Por fim, alunos reclamam quando “dá um branco” no meio da questão. Neste momento, a dica é fazer uma pausa para comer, tomar água, ir ao banheiro ou respirar fundo. “Isso ajuda muito na concentração”, encerra Andressa. 


Publicidade

Publicidade

Publicidade