ETECs oferecem mais de 80 mil vagas gratuitas

22 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Ensino técnico é ministrado em diversas áreas de formação e tem possibilitado uma maior empregabilidade. 

 

Conquistar rapidamente uma oportunidade de trabalho é o sonho de milhões de brasileiros. Porém, muitas vezes, para concretizar este desejo é necessário buscar uma melhor qualificação e, neste sentido, a formação técnica profissionalizante tem funcionado como um passaporte para quem quer deixar para trás a longa espera por uma vaga de emprego.  

A boa notícia para quem quer seguir essa trajetória é que estão abertas até 12 de novembro as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), que oferece 86.939 vagas gratuitas para o primeiro semestre de 2020, distribuídas em diversas áreas de formação, como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Gestão Ambiental, Gestão de Projetos, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Organização de Eventos Corporativos, Produção Cultural, Química, RH e Segurança do Trabalho.  

Para fazer o curso técnico integrado ao médio, é necessário ter concluído o nível fundamental. Para os cursos técnicos modulares, o candidato precisa estar cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio. Essas exigências devem ser comprovadas no ato da matrícula, prevista para fevereiro do próximo ano. A inscrição deve ser feita pelo site www.vestibulinhoetec.com.br e a taxa de inscrição custa R$ 30,00. 

vestibulinho das ETECs tem ainda um caráter de inclusão social, concedendo bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus sobre a nota obtida no exame, que será realizado em 15 de dezembro, às 13h30.  

De acordo com a professora Sabrina Gomes, diretora do Grupo de Supervisão Educacional do Centro Paula Souza, que administra as ETECs, a formação técnica impacta positivamente na vida profissional dos alunos egressos dos cursos. “Cerca de 70% dos técnicos formados nas ETECs estão empregados até um ano, após a conclusão do curso.” 

Este êxito está ligado muito à entrega de uma mão de obra que atenda às necessidades reais das empresas. Para isso, o Centro Paula Souza possui um departamento para elaboração e atualização curricular. “A meta é que os cursos sejam atualizados no máximo a cada três anos, de forma a acompanhar as mudanças do setor produtivo”, explica Sabrina.  

Alunos em vestibulinho realizado pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs).

Saber da alta empregabilidade proporcionada pela formação profissionalizante é o que motivou Jalison Silva Martins, 24 anos, a buscar o curso técnico de Enfermagem, na ETEC Parque da Juventude, em São Paulo. Estudante do quarto e último semestre, ele comemora o fato de ter uma garantia de emprego, assim que se formar. “Aqui, além do conteúdo teórico, temos muitas atividades práticas, fora a participação nos campos de estágio. Isso ajuda muito”, diz.  

Porém, antes de chegar a esta situação mais confortável, Martins teve que se esforçar bastante. No final de 2017, quando prestou o exame, descobriu que a concorrência para o curso de Enfermagem apresentava mais de 30 candidatos por vaga. E aí o jeito foi estudar muito. “Na época, trabalhava na área de Telemarketing, mas reservava pelo menos duas horas por dia para se preparar para a prova”, acrescenta.  

 

Novos caminhos 

De olho em futuros profissionais, como Jalison, o Ministério da Educação anunciou recentemente o programa “Novos Caminhos”, um conjunto de ações para o fortalecimento da política de educação profissional e tecnológica alinhado às demandas do setor produtivo e às transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica. 

O programa é parte de um propósito que pretende elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2023, alcançando 3,4 milhões de matrículas e contribuindo para a inserção de jovens e trabalhadores no mercado, além de alavancar e competitividade de diversos setores da economia.
Novos caminhos que podem significar novas oportunidades de trabalho. É o que esperam milhões de brasileiros. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar