Curso gratuito para quem quer cuidar de idosos

Claudinei Nascimento

, Cursos & Educação

Reconhecida, a ocupação deve se valorizar ainda mais no Brasil.

 

A Staff vai realizar um curso gratuito e intensivo de “Cuidados aos Idosos” no espaço colaborativo Teia (Rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Taipas), nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h às 18h. Para participar, basta se inscrever pelo link http://bit.ly/idososteia. 

O curso será realizado em parceria com a Ade Sampa e o Movimento Eco Cultural. Em dois dias, serão destacados 10 pontos fundamentais para quem quer ser um cuidador de idosos, sendo quatro deles ligados à legislação (Como o profissional se enquadra na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO; Princípios básicos do Direito Civil e Processo Civil, do Estatuto do Idoso e dos direitos trabalhistas do cuidador) e ministrados pelo diretor-presidente da Staff, Rodrigues de Oliveira.  

Os outros seis tópicos envolvem a prática do exercício da profissão e serão abordados pela enfermeira Monica Santos Barros. Destaque para temas como cuidados com a nutrição e sono do idoso, desenvolvimento de aspectos emocionais e noções de higiene.  

O cuidador de idosos está enquadrado na categoria de empregados domésticos e pode tanto prestar assistência em residências quanto em casas de repouso. A ele é permitido administrar medicações orais à pessoa idosa, mas não aplicar injeções, por exemplo.  

Segundo Oliveira, a profissão foi reconhecida recentemente, o que passou a valorizá-la ainda mais. “Principalmente no Brasil, onde a população idosa tem aumentado consideravelmente”, diz. 


Publicidade

Publicidade

Publicidade