Instituto abre vagas para qualificação profissional gratuita

Kazuhiro Kurita

, Cursos & Educação

Alunos do curso do Instituto PROA recebem orientações comportamentais, além de técnicas

Com 320 vagas, o curso tem duração de seis meses e o índice de empregabilidade entre os alunos já formados é de 90%.

O Instituto PROA está com 320 vagas abertas para mais uma turma de qualificação profissional gratuita em São Paulo. Jovens de 17 a 19 anos, estudantes ou formados na rede pública, têm até maio para se inscrever no processo seletivo e aumentar suas chances de empregabilidade. As inscrições estão abertas no site https://www.proa.org.br/p/aluno-proa.

Para participar, o candidato deve estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio e ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Já são mais de 4.600 jovens formados, sendo que, nos últimos três anos, 90% foram contratados por empresas parceiras do projeto.

O curso, realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã (9h às 13h) ou tarde (14h às 18h). Com objetivo de atender às novas exigências das empresas, a formação inclui disciplinas técnicas, como Práticas Administrativas, Informática, Comunicação e Matemática. Também trabalha as competências comportamentais e socioemocionais, como capacidade para trabalhar em grupo, resiliência e criatividade. Além disso, tem a preocupação de enriquecer o repertório cultural dos alunos, promovendo atrações que unem entretenimento e aprendizado.

Para Ana Paula Cruz, de 20 anos, a realidade mudou depois do curso. “Participei do processo seletivo para ser estagiária de um banco e fui aprovada. Durante as etapas de seleção, lembrei de todos os ensinamentos do PROA. Fui efetivada e hoje trabalho com investimentos, área que sempre quis atuar”, conta.

A intenção do Instituto é que o jovem saia da capacitação preparado para encarar o mercado de trabalho e para os processos de recrutamento e seleção, que estão cada vez mais concorridos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade