Cursos preparam para o mercado de trabalho

25 de fevereiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Aurélio Ryu fez o curso de bartender e já está trabalhando na área.

Quem quer se qualificar para buscar o primeiro emprego, mas não tem condições financeiras para bancar o curso, uma boa opção é a Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude. Ela está com inscrições abertas para capacitação em Assistente Administrativo e Bartender. Para os cursos, o interessado deve estar fazendo ou ter terminado o ensino médio em escola pública.

As aulas serão de segunda a sexta-feira na Rua Marina Cintra, 97, Jardim Europa, São Paulo. Os alunos receberão apostila, lanche, material de apoio, camiseta e certificado, menos o transporte. O interessado deve se cadastrar pelo site www.colmeia.org.br ou ligar para o telefone (11) 3881-1545.

O curso de Assistente Administrativo é dirigido a jovens de 15 a 29 anos. São 120 vagas para as turmas da manhã (8h às 12h), tarde (13h30 às 17h30) e noite (19h às 22h30), com carga de 320 horas, ministradas em até quatro meses. O conteúdo específico das aulas contempla atendimento ao cliente direto e indireto, elaboração de planilhas, arquivo, juros, porcentagem, livro-caixa, nota fiscal, pacote Office, além de outros conteúdos ligados a rotinas administrativas.

Para participar do curso de Bartender, que oferece 60 vagas, o interessado precisa ter de 18 a 34 anos. De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 ou das 19h às 22h30, o aluno receberá conhecimentos específicos para o exercício da profissão durante 220 horas, ou cerca quatro meses.

Segundo a coordenadora técnica da Colmeia, Marisa Donatiello, os cursos da instituição preparam o jovem para enfrentar as questões do mundo do trabalho relativas à ética, ao comportamento, à responsabilidade, ao trabalho em equipe, à educação financeira, à carreira e ao processo seletivo. Ela lembra que eles são voltados para quem maior vulnerabilidade socioeconômica, mas outros fatores são levados em consideração. “Fazemos o chamamento de todos os inscritos e avaliamos também o grau de interesse do candidato em concluir o curso. Afinal, alguém paga para ele ter a gratuidade”, explica.

Esse foi o caso do Aurélio Ryu. Aos 29 anos de idade, ele desistiu da Engenharia na Politécnica da USP no oitavo semestre e tentou por cinco anos passar no vestibular de Medicina em universidades públicas. A idade foi avançando e Aurélio sentiu que era preciso dar uma virada em sua vida e a chance surgiu quando descobriu o curso de Bartender na Colmeia.

Além do empenho nas aulas, Aurélio contou também com a sorte. Durante o estágio no restaurante onde trabalha desde janeiro deste ano, a bartender pediu para sair. “Isto foi em dezembro. O responsável pediu para eu ligar quando terminasse o curso. Entrei em contato e fui contratado”, festeja, dizendo que o curso lhe deu ferramentas para encarar o ambiente de um trabalho profissional.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar