Para alcançar o sucesso é preciso estudar a empresa

11 de fevereiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Madalena Feliciano diz que é necessário alinhar valores para ter sucesso profissional.

Até mesmo para enviar o currículo a uma empresa é sempre bom conhecer sua cultura para ver se seus valores batem com os dela. Para isso, a internet é uma grande aliada para descobrir itens como missão, visão e valores, que são importantes quando for chamado para uma entrevista.

No processo seletivo, o candidato pode aproveitar para descobrir várias outras informações sobre a empresa, prestando atenção nas perguntas feitas pelo selecionador e pelas atividades que deverão ser realizadas. “Profissionais que mostram conhecimento anterior e interesse sobre a empresa ganham pontos positivos com o entrevistador e futuros chefes. A atenção neste momento pode garantir um bom resultado no mais para a frente”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers.

Ao entender melhor a cultura e o funcionamento da empresa, o profissional conseguirá identificar também seus pontos fracos e terá bons critérios para definir se aquele é mesmo o emprego que queria quando se candidatou. “Isto torna a empresa mais palpável e o profissional passa a entender de forma concreta como o processo funciona ali dentro. As características culturais impostas pela instituição combinam com as suas? Você admira as qualidades da empresa, assim como seus serviços e produtos? Se as respostas para estas perguntas forem afirmativas, o trabalhador pode estar no caminho certo”, ensina Madalena.

Agora, se não passou pelo processo seletivo para entrar, o profissional deve pesquisar no próprio mercado as informações disponíveis sobre a empresa. “Converse com colegas da área de recursos humanos, pessoas que já trabalharam ou ainda trabalham na organização e entenda quais são as características que a empresa valoriza”, comenta a especialista. No entanto, independente das informações adquiridas, é importante ter em mente de que nem tudo que é bom para uma pessoa pode ser ruim para outra. “Portanto, é recomendável não generalizar em bom ou mau, mas tentar captar as características do lugar”, finaliza Madalena.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar