Enem: Qual sua importância?

9 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

Há 20 anos, 115 mil estudantes brasileiros trocaram a tarde de domingo por um programa no mínimo desconhecido, era 30 de agosto de 1998 e o Enem foi aplicado pela primeira vez no país. O projeto, que era pequeno, tornou-se grande e hoje, vinte anos depois, quase 100 milhões de brasileiros já se inscreveram dispostos a fazer o mesmo movimento: dedicar algumas horas de um fim de semana pelo sonho de uma transformação de vida permitida pela educação.

O Enem foi uma proposta inovadora pelo caráter transdisciplinar e pela ênfase na avaliação de cinco competências e 21 habilidades do cidadão ao término da educação básica. Já em sua concepção, propunha-se a oferecer parâmetros para o prosseguimento dos estudos ou para o ingresso no mundo do trabalho.

Atualmente, o exame é a principal porta de entrada de jovens com baixa renda em universidades públicas e privadas. A prova é o principal meio utilizado pelas instituições de ensino para distribuição de bolsas de estudo que vão de 50% a 100% através do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Além do Prouni, o estudante que deseja ingressar em instituições públicas pelo Sisu ou desejam financiar a faculdade através do Fies precisa comprovar ter realizado a prova em um período de até 4 anos antes da solicitação para que consiga fazer uso dos benefícios.

Através do Enem, também é medida a qualidade do ensino médio do país e a realização da prova possibilita a certificação para o ensino médio para maiores de 18 anos.

A revolução social proporcionada pelo programa possibilitou que jovens de periferias, com poucas condições financeiras, pudessem realizar o sonho de cursar uma universidade de forma mais acessível. Assim, o país consegue um número maior de pessoas capacitadas para atuar nas diversas áreas do mercado.

Hoje, o Enem é considerado o melhor e maior meio de se conseguir uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior privada ou pública. Justamente por isso, jovens de todo o país se dedicam durante meses e até anos para a realização do exame nacional do ensino médio.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar