Como identificar e combater a “rádio peão” nas empresas

4 de outubro de 2018

Escrito por: Redação O Amarelinho

Desde que o mundo existe, a fofoca corre solta. Apesar de fazer parte da comunicação, ela pode causar estragos dos quais você nem imagina. No ambiente corporativo, o ideal é fazer de tudo para evitá-la. Anote então nossas dicas de como identificar e combater a “rádio peão” nas empresas.

Muitas vezes a fofoca vem associada à desinformação, que é quando uma pessoa repassa um boato ou informação equivocada, não-oficial e passível das mais variadas interpretações. De boca em boca, a história vai ganhando novas características e no final das contas ninguém sabe direito qual é a versão verdadeira ou se é, de fato, algo relevante.

A circulação de rumores não demora a crescer, tornando-se rapidamente numa rede de falácias que altera o rendimento da equipe, desmotiva e afeta os relacionamentos interpessoais. Confira abaixo algumas dicas de como se livrar do problema:

Sou funcionário (a)

Esteja atento aos comentários maldosos de colegas, que, ao estarem insatisfeitos com a empresa ou alguém específico, acabam destilando teorias e opiniões pessoais nada positivas. O melhor a se fazer é não alimentar a queixa ou fofoca, para que você também não se prejudique com isso. Procure mudar o foco da conversa, seja falando sobre seus próprios afazeres ou sobre assuntos que não estejam relacionados com o trabalho.

As críticas que chegarem ao seu ouvido em terceira pessoa, no melhor estilo “fulano(a) falou que você…”, não podem ser levadas a sério, afinal, a comunicação já passou por um ruído. Nesse caso, analise se é de bom tom perguntar diretamente à pessoa em questão ou a quem coordena suas atividades, criando assim um canal de comunicação direto e mais certeiro.

Sou empresário (a)

Invista num setor de comunicação interna para não só ouvir o que os funcionários têm a dizer, como também promover informações oficiais e relevantes da empresa. A eficiência da repartição pode interromper a criação de boatos, então antecipe o máximo de comunicados possíveis.

Tenha sempre uma linguagem clara, que esteja ao alcance de todos e não limitada dentro de termos técnicos ou difíceis. Um mural de comunicados e reuniões periódicas para tratar dos assuntos da empresa também ajudam a reduzir os cochichos entre os funcionários.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias