Prepare-se para impulsionar a sua carreira em 2020

24 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

A capacidade de estabelecer uma boa comunicação é fundamental para o sucesso profissional. Confira essa e
outras dicas para quem quer decolar na carreira neste ano.

 

Começo de ano é o momento certo para que os trabalhadores coloquem, na ponta do lápis, quais seus objetivos profissionais, que podem incluir a conquista de uma vaga em uma desejada área de atuação, uma mudança de carreira ou o abertura de seu próprio negócio, entre novas possibilidades que surgem com o espírito renovado por mais um ano que se inicia. 

Porém, para alcançar esses objetivos, nem sempre basta um currículo recheado de experiências, cursos de capacitação e disposição para trabalhar, de acordo com o sócio-fundador da Vox2You, Luis Fernando Câmara. “Há pessoas extremamente competentes que, por não conseguirem se expressar e se comportar de forma adequada, não dão o impulso necessário à carreira. 

Sócio-fundador da Vox2You, Luis Fernando Câmara

Neste sentido, a boa comunicação é fundamental para quem pretende decolar na carreira em 2020, a começar pelo tom de voz. “Seja disputando uma vaga de emprego ou já no ambiente de trabalho, é importante não falar alto demais, saber ser convincente sem parecer arrogante e, principalmente, ouvir com atenção”, diz o especialista. 

O vocabulário também deve ser levado em conta. Na hora de se expressar, é importante evitar a repetição de palavras e vícios de linguagem, como o conhecido “né”, ao final de cada frase. Gírias também não são adequadas no ambiente empresarial, a não ser que o profissional trabalhe em uma empresa “descolada”. 

Quando for defender uma ideia ou o desenvolvimento de um projeto ou atividade, é necessário falar com clareza, convicção e entusiasmo. “Isso conta pontos e ajuda a criar uma imagem positiva do profissional”, acrescenta Câmara. 

Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o especialista destaca a necessidade de fugir de roteiros prontos. Muitas vezes, diz ele, os candidatos ficam preocupados em decorar respostas para possíveis perguntas, o que é percebido pelo recrutador. “Conte histórias e passagens em que alcançou sucesso, de maneira natural. Isso gera credibilidade”, diz.  

 

Comportamento 

Aliado à boa comunicação, alguns comportamentos influenciarão no desenvolvimento da carreira. É preciso não apenas traçar objetivos, mas correr atrás deles, por meio da execução das tarefas estabelecidas. Neste caminho, certamente surgirão alguns problemas e é preciso pensar em todas as alternativas para solucioná-los, enumerando vantagens e desvantagens de uma tomada de decisão.  

E, por fim, mesmo que a decisão tenha sido correta, nunca se dê por satisfeito, buscando conhecimento, trocando experiências, se aperfeiçoando. “Para se destacar na carreira, é preciso se reinventar a cada momento, sair da zona de conforto e nunca se acomodar”, finaliza Câmara. 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar