Indústria gerou quase 10 mil de vagas em abril

28 de maio de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

No entanto, para José Ricardo Roriz, o fechamento do ano para o emprego é preocupante.

A geração de emprego na indústria paulista somou 9.500 novos postos de trabalho em abril. No acumulado do ano, o saldo segue positivo em 21.500 vagas. Os dados foram divulgados pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) na semana passada.

Os setores de alimentos e derivados de petróleo e álcool contrataram mais de 12 mil novos trabalhadores em abril. Esses segmentos foram as principais influências positivas para o saldo do mês na indústria paulista. “Esses setores, que são influenciados pela sazonalidade da cana de açúcar, geraram contratações abaixo da média dos anos anteriores, que é de 27 mil novas vagas. Os demais segmentos da indústria estão em compasso de espera em razão do baixo desempenho econômico. Como este ano vem apresentando saldos abaixo do esperado, o resultado do emprego no fechamento do ano é preocupante”, avalia José Ricardo Roriz, segundo vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Os principais destaques ficaram por conta das áreas de produtos alimentícios, com geração de 10.497 vagas, seguido de derivados de petróleo e biocombustíveis e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Apresentaram desempenho negativo os setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios, veículos automotores, reboques e carrocerias e couro e calçados. A variação em abril recuou na Grande São Paulo, no ABCD e subiu no Interior.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar