Transexuais enfrentam barreiras no mercado de trabalho

13 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

O mercado de trabalho está mais acessível para muitas minorias que antes eram completamente barradas por diversos empregadores. Ainda assim, transexuais enfrentam barreiras.

Transexual é o indivíduo que não se identifica com o sexo de seu nascimento, ou seja, cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento. Essas pessoas passam por diversas situações na vida até conseguirem realizar a mudança de sexo e finalmente se sentirem confortáveis consigo mesmas.

No entanto, não é todo mundo que consegue encarar essa situação como aceitável. Muitas pessoas transexuais são discriminadas em entrevistas e até mesmo dentro de seus próprios empregos, onde passam por inúmeras experiências preconceituosas que podem vir desde colegas a chefias de alto cargo na empresa.

Uma das maiores reclamações é a falta de respeito com o nome social. Muitos reclamam que o nome social não é respeitado pela empresa, que se nega a trocar o nome no crachá ou simplesmente chama a pessoa pelo nome presente na certidão. Isso pode ser denunciado, pois vai contra as atuais leis trabalhistas brasileiras.

Ainda que exista grande desrespeito dentro do mercado de trabalho, a esperança está em empresas que contratam somente transexuais ou que prezam pelo respeito ao próximo independente de cor, raça, religião ou opção sexual. A previsão é que, cada vez mais, as minorias ganhem seus espaços e sejam respeitadas em todos os setores da sociedade.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar