6 dicas para você se dar bem em concursos

Paula Prata

, Comportamento

A preparação é essencial para se dar bem em qualquer situação. Quando se trata de concursos públicos não é diferente, é preciso preparar mente e corpo para o que pode ser a prova da sua vida. Mas como se preparar?

Nós do Amarelinho reunimos algumas dicas para você que está pensando em se inscrever em alguma oportunidade de vaga concursada, mas ainda não sabe como se preparar ou se organizar para esse momento.

Pesquisas

O primeiro e provavelmente mais importante passo para o concurso é a pesquisa. Mas pesquisa do que exatamente?

Antes de se inscrever para qualquer concurso, você precisa primeiro definir o que almeja: em qual área você deseja atuar? Qual salário espera receber? Quais concursos se enquadram com seu perfil e competências? Para saber de tudo isso, é preciso que você pesquise bem todas as opções disponíveis, e, caso seja necessário, até opte por fazer um teste vocacional.

Definido o seu cargo ideal, está na hora de pesquisar sites que disponibilizam concursos, pesquisar editais, exigências e todos os mínimos detalhes. Feito esse último passo, chegamos à inscrição.

Além de pesquisar o cargo que você deseja, é importante que reserve um tempo para pesquisar o conteúdo das provas anteriores de alguns concursos similares ao seu. Podem ser provas da mesma área, da mesma empresa ou organização que está realizando o concurso. Caso você não encontre, procure por grupos nas redes sociais de concurseiros, converse com alguém que já passou pela experiência e pergunte sobre a prova.

Organização

Organização é de longe o ponto mais importante para se alcançar uma vaga através de concurso.

Feita a inscrição, é importante que organize seus materiais de estudo e reserve um tempo para estudar. Estudar significa que eu deva tirar um dia inteiro ou um final de semana para ficar com a cara nos livros? Se possível sim, mas se não, todos e quaisquer 15 minutos reservados para essa atividade são extremamente valiosos e fazê-los render depende unicamente de você.

Outra dica que envolve também organização é escolher um ambiente para estudo silencioso que seja capaz de transmitir calma e concentração para você, pois a escolha do ambiente pode te afetar diretamente.

Escolha um método eficaz

Nós sabemos que as vezes só ficar lendo não ajuda tanto em certos casos. Por isso, saia do quadrado e procure métodos que te ajudem a memorizar a matéria.

Você pode estudar através de vídeos, áudios e até mesmo enquanto faz a leitura, criar pequenos esquemas em sua cabeça para melhor absorção, como transformar o conteúdo em música, por exemplo!

Não dispense o lazer

Há muitas pessoas que dizem que para conseguir chegar onde se quer é necessário abdicar de algumas coisas pelo meio do caminho.

É verdade que você precisa estudar, mas não deve excluir definitivamente o lazer dos seus meses de preparo. O lazer ajuda a relaxar, e, também, estas pausas fazem com que, quando você voltar para estudar novamente, seu cérebro esteja em melhores condições para aprender.

Por isso, tire um tempo para ler um romance, escutar música, assistir um filme ou uma série, tire um tempo de descanso para sua mente. Não é nada saudável ficar atolado com os estudos o tempo todo.

Mas lembre-se: modere e entenda qual é o seu foco no momento.

Cuide de suas noites de sono

O sono é uma das coisas mais importantes durante esse período, por isso exclua baladas na sua lista de lazer, você precisa muito dormir! O cérebro precisa deste tempo de descanso.

Um cérebro descansado aprende mais e melhor, aumentando muito as suas chances de ir bem na prova. Além disso, é durante o sono que a informação estudada é processada e compreendida pelo seu sistema.

Na noite anterior da prova, durma cedo ao invés de ficar estudando a noite toda, permita que seu cérebro descanse para que esteja em condições saudáveis no dia seguinte. Dessa forma, você estará mais concentrado durante a prova e seu cérebro trabalhará muito melhor.

Cuide do seu corpo

Não adianta nada ficar horas e horas estudando e esquecer completamente da sua saúde física. Esteja atento à sua alimentação e procure exercitar o corpo sempre que possível. Refeições leves, nutritivas e exercícios físicos regulares ajudam a um desempenho melhor na hora do concurso. Como? Várias pesquisas apontam que uma boa alimentação e exercícios físicos regulares auxiliam na absorção de aprendizados e memórias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade