Como conquistar uma recolocação profissional

13 de agosto de 2019

Escrito por: Luciana Carreteiro

Conquistar uma nova posição no mercado de trabalho é o sonho de muitos brasileiros, principalmente diante do crítico cenário atual, com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas. E o primeiro passo para alcançar esta realidade é encarar a recolocação como um projeto que exige uma série de ações. Por isso, sugiro algumas dicas para ajudar na elaboração deste plano. Confira! 

Etapa zero: atualize seu currículo. Para isso, faça a pergunta: qual foi a minha contribuição em determinado trabalho? Os recrutadores querem saber o que você ajudou a conquistar. Então, seja honesto e não venda algo que você não é. 

1) Estabeleça uma meta e  uma rotina de trabalho: para alcançar uma meta, é preciso ter disciplina: dedique algumas horas por dia à sua recolocação, focando nas atividades essenciais e planejando sua semana.  

2) O principal fator de recolocação é o networking: aqui o lema é bem simples, “quem não é visto, não é lembrado”. Caso você já conheça a pessoa ou tenha trabalhado com ela, retome o contato, crie uma aproximação. 

3) Faça uma lista das empresas que você gostaria de trabalhar: coloque alguns critérios que vão te ajudar a priorizar as empresas, como interesse e admiração pela companhia, proximidade com a sua casa, intimidade com as categorias que já trabalhou, programas de diversidade, vagas abertas, entre outras. 

4) Seja ativo no Linkedin: a utilização do Linkedin evoluiu e, hoje, ele é uma plataforma de conteúdo e atualização.  

5) Esteja antenado nos temas de sua relevância: leia diariamente notícias sobre o seu mercado de atuação, tendências, livros, inovação. Cadastre-se em portais de notícias, participe de eventos.  

6) Procure a ajuda de um coach de carreira: se comprometer com alguém aumenta as suas chances de sucesso em qualquer área de atuação. Portanto, avalie a sua disponibilidade em ter um coach de carreira para te auxiliar em todo esse processo.  

7) Mantenha o controle emocional: com a ajuda do seu coach, procure vencer suas  

crenças limitantes e seus sabotadores.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar