Como se diferenciar em época de poucas oportunidades

1 de julho de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento
Para especialista, mercado abre portas para quem tem sede de conhecimento e está sempre em busca de coisas novas.

Não há como negar que a conquista de um emprego nos dias atuais está cada vez mais complicado. Basta ver o grande número de desalentados, pessoas que têm desistido de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Mas esse, certamente, não é o caminho ideal para mudar a trajetória profissional.
Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), é preciso deixar essa zona de conforto e aproveitar o tempo fora do mercado para buscar coisas novas. “As empresas querem pessoas com sede de conhecimento, vontade e disponibilidade de aprender”, diz.
Essas características são importantes porque estão atreladas a quem busca constantemente o autodesenvolvimento e isto é que leva o profissional a sonhar mais alto. “Mesmo desempregado, é preciso dar um recado aos empresários de que você não está acomodado, muito menos sem perspectivas de futuro, que é a situação do desalentado”, acrescenta Slivnik.
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e diretor da ABTD

Dificuldades
Para o especialista, apresentar diferenciais torna-se ainda mais necessário para públicos que têm maior dificuldade de ingressar no mercado, como os jovens sem experiência e pessoas com idade mais avançada. “Para driblar essas adversidades, é importante entender as demandas do mercado de trabalho e descobrir o que é possível entregar de diferente para a empresa”, afirma.

No caso dos jovens, importa conseguir uma formação adequada e alinhada com o negócio ou área do conhecimento que pretende trabalhar e estar atento ao comportamento, assumindo uma postura proativa, valorizada pelas organizações. Já as pessoas mais maduras devem demonstrar humildade para descobrir novas habilidades e se reinventar. “Mas, em ambos os casos, é preciso buscar crescimento profissional e isso envolve ambição, autoconfiança e audácia. Esses itens são essenciais para continuar crescendo em todos os âmbitos da vida profissional”, finaliza Slivnik.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar