Ações voluntárias ajudam no trabalho

11 de março de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Atividade permite crescimento pessoal e é muito bem visto pelo mercado de trabalho de forma geral, como constata Renato Yoshioka.

O assistente de investimentos Renato Yoshioka fazia trabalhos voluntários, mas de forma eventual. Há três anos, resolveu encarar a atividade de uma forma mais séria. Participou de um treinamento de três dias e até hoje dedica seu tempo livre a uma instituição de desenvolvimento humano e profissional.

Até então, Renato ficava na retaguarda, dando apoio a grupos. Há duas semanas, pela primeira vez fez parte da equipe de coordenação que dá apoio a profissionais que procuram o instituto. Está sendo mais um aprendizado para ele. “Eu já recebi apoio emocional e psicológico para um desenvolvimento pessoal e profissional. Agora, estou retribuindo”, afirma.

Para Renato, o trabalho voluntário está sendo de grande valia. Além do equilíbrio, ele amplia o círculo de relacionamentos, ajuda a compartilhar experiências, dá senso de responsabilidade, ensina a trabalhar em equipe e a tomar decisões.

Segundo o executivo da Mappit, Rodrigo Vianna, o trabalho voluntário é um excelente modo de evidenciar as habilidades técnicas e comportamentais, mesmo que o profissional ainda não tenha tido muitas experiências no mercado. E, no caso de um processo seletivo, é um diferencial. “Ele é muito bem visto pelas empresas de forma geral”, garante o executivo.

Os trabalhos voluntários também são úteis, muitas vezes, para desenvolver diversas habilidades técnicas, sejam relacionadas às ferramentas tecnológicas ou ao exercício da profissão em questão. Neste caso, é preciso que essas habilidades aprendidas no voluntariado estejam explícitas no currículo do profissional e sejam verbalizadas no momento da entrevista para o recrutador.

Vianna diz que quem atua como voluntário, com certeza, já passou por situações adversas. “Saber lidar com essas adversidades e contorná-las de forma inovadora têm sido uma das principais características solicitadas dos profissionais de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação”, diz.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar