Como superar os desafios do primeiro emprego

11 de fevereiro de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Rodrigo Vianna diz que o jovem não deve ter pressa em crescer na carreira.

O momento é ideal para o jovem aprender tudo e compreender as áreas em que tem interesse em atuar, mas ele vem acompanhado de expectativas e medos. Isto pode dificultar a adaptação e a superação dos primeiros desafios no mercado de trabalho. Segundo Rodrigo Vianna, diretor executivo da Mappit, o jovem não sabe o que vai encontrar e como vai ser a rotina, já que nunca passou por uma situação como essa e isso pode gerar uma ansiedade além do natural”, avalia.

No entanto, Vianna faz questão de tranquilizar o jovem profissional. “O empregador sabe que é o primeiro emprego do contratado e não deve exigir performance além do esperado”, afirma. Para ele, é importante a pessoa tentar se lembrar de outras situações parecidas, como o primeiro dia na faculdade e mudanças ao longo da vida. “Dessa forma, a mente se abre para a parte boa de uma nova experiência e não para o medo que paralisa”, explica.

O especialista recomenda, ainda, alinhar as expectativas com o gestor e entender como funcionam as promoções e plano de carreira na empresa antes de criar expectativas incompatíveis com a realidade e acabar frustrado. “Aproveite para aprender tudo, compreender as áreas onde tem interesse em atuar, ganhar experiência e só então direcionar seus esforços para o objetivo de carreira”, aponta.

Outro desafio do iniciante é a administração do tempo. Normalmente, ele está terminando os estudos e tem dificuldade em conciliar trabalho, estudos, horário de descanso e vida social. “Neste caso, o melhor a fazer é se organizar e definir muito bem o tempo que cada uma destas variáveis terá em sua vida”, aconselha Vianna.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias