Estágio ou Trainee? Entenda as diferenças

Paula Prata

, Carreira

As palavras “estágio” e “trainee” são sempre utilizadas como sinônimos, mas a realidade é que embora os dois programas sejam voltados para jovens em início de carreira, possuem conceitos e funcionalidades bem diferentes. Nessa matéria, explicamos melhor o conceito de cada um para que você tome uma decisão sábia quanto ao caminho a ser seguido.

Estágio

O estágio é uma atividade que pode ser remunerada ou não, realizada em uma empresa enquanto o colaborador ainda está cursando sua graduação. O principal objetivo do estágio é colocar em prática o que é aprendido em teoria dentro da sala de aula. Dessa forma, o estudante trabalha seu aprendizado e ganha prática antes de entrar efetivamente no mercado de trabalho.

Um contrato de estágio normalmente tem duração de um ano, podendo ser estendido por mais um ano. A carga horária semanal de um estagiário deve ser de, no máximo, 30 horas.

Dica: Sempre que conseguir uma entrevista ou passar em um processo seletivo para um estágio, procure entender as necessidades da vaga e pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Reflita sobre suas habilidades e mostre que está disposto a aproveitar a duração do estágio para adquirir o máximo de conhecimento e experiência possíveis. Afinal, o período de contrato é um valioso momento de aprendizagem, então a experiência aqui não conta tanto.

Trainee

A vaga de trainee é voltada para aqueles que estão prestes ou acabaram de finalizar o curso de ensino superior. O candidato selecionado é registrado como qualquer outro funcionário, porém passa por um treinamento especial, para que futuramente possa ocupar um cargo junior e posteriormente, pleno e sênior.

O maior objetivo da contratação de trainees pelas empresas é a possibilidade de preparar os futuros líderes da companhia por meio de treinamentos especializados e voltados para cada área de atuação.

Um contrato trainee costuma ter duração de até dois anos, e, na maioria das vezes, o empregado continua na empresa após a finalização deste período. Diferente do estagiário, o trainee cumpre a mesma carga horária semanal de outros funcionários.

Ao contrário do estágio, o nível trainee exige mais do candidato: empresas podem exigir habilidades como nível intermediário em inglês ou em outros idiomas, cursos complementares, entre outros. Por este motivo, seu currículo precisa estar bem organizado, destacando suas capacidades e objetivos profissionais.

Dica: Um processo de recrutamento de trainee é complexo e dura diversos dias, em sua grande maioria, ou até mesmo meses. Por isso, esteja preparado para se dedicar a ele. São trabalhos em grupos, dinâmicas, entrevistas individuais e em grupo e muitas outras atividades que exigirão não somente as suas competências, como também sua habilidade em trabalhar em grupo e em liderar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade