Estágio ou Trainee? Entenda as diferenças

9 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

As palavras “estágio” e “trainee” são sempre utilizadas como sinônimos, mas a realidade é que embora os dois programas sejam voltados para jovens em início de carreira, possuem conceitos e funcionalidades bem diferentes. Nessa matéria, explicamos melhor o conceito de cada um para que você tome uma decisão sábia quanto ao caminho a ser seguido.

Estágio

O estágio é uma atividade que pode ser remunerada ou não, realizada em uma empresa enquanto o colaborador ainda está cursando sua graduação. O principal objetivo do estágio é colocar em prática o que é aprendido em teoria dentro da sala de aula. Dessa forma, o estudante trabalha seu aprendizado e ganha prática antes de entrar efetivamente no mercado de trabalho.

Um contrato de estágio normalmente tem duração de um ano, podendo ser estendido por mais um ano. A carga horária semanal de um estagiário deve ser de, no máximo, 30 horas.

Dica: Sempre que conseguir uma entrevista ou passar em um processo seletivo para um estágio, procure entender as necessidades da vaga e pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Reflita sobre suas habilidades e mostre que está disposto a aproveitar a duração do estágio para adquirir o máximo de conhecimento e experiência possíveis. Afinal, o período de contrato é um valioso momento de aprendizagem, então a experiência aqui não conta tanto.

Trainee

A vaga de trainee é voltada para aqueles que estão prestes ou acabaram de finalizar o curso de ensino superior. O candidato selecionado é registrado como qualquer outro funcionário, porém passa por um treinamento especial, para que futuramente possa ocupar um cargo junior e posteriormente, pleno e sênior.

O maior objetivo da contratação de trainees pelas empresas é a possibilidade de preparar os futuros líderes da companhia por meio de treinamentos especializados e voltados para cada área de atuação.

Um contrato trainee costuma ter duração de até dois anos, e, na maioria das vezes, o empregado continua na empresa após a finalização deste período. Diferente do estagiário, o trainee cumpre a mesma carga horária semanal de outros funcionários.

Ao contrário do estágio, o nível trainee exige mais do candidato: empresas podem exigir habilidades como nível intermediário em inglês ou em outros idiomas, cursos complementares, entre outros. Por este motivo, seu currículo precisa estar bem organizado, destacando suas capacidades e objetivos profissionais.

Dica: Um processo de recrutamento de trainee é complexo e dura diversos dias, em sua grande maioria, ou até mesmo meses. Por isso, esteja preparado para se dedicar a ele. São trabalhos em grupos, dinâmicas, entrevistas individuais e em grupo e muitas outras atividades que exigirão não somente as suas competências, como também sua habilidade em trabalhar em grupo e em liderar.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar